EXPERIÊNCIA #11 - Castelo de Algoso

Rochedo encantado

"Muralhas imponentes no alto de um monte batido pelos ventos. Uma verdadeira visão de romance de cavalaria."

Ergue-se no topo do Cabeço da Penenciada, a uma altitude de 681 metros, dominando o planalto mirandês. Rodeiam-no os vales dos rios Angueira e das Maçãs que aqui confluem, a caminho do Sabor. A silhueta da sua torre, vista da estrada de Vimioso para Mogadouro, faz bater mais forte o coração. Dir-se-ia o castelo de um ogre, dos contos de fadas, ou o último refúgio do Cavaleiro Valente, da banda desenhada.
Das suas muralhas a vista abrange quilómetros sem fim. Distingue-se facilmente Vimioso, para norte e, lá longe, vislumbram-se as ruínas do castelo de Outeiro. Na direcção oposta são Penas Roias e Mogadouro, também antigos castelos, que se avistam, a caminho do Douro. Não custa admitir que os sinais luminosos feitos numa fortificação fossem visíveis nos outros e, desta forma, uma mensagem de alerta correria, facilmente, estas atalaias.
Rara é a ocasião em que os visitantes não são sacudidos pelo vento forte que varre o planalto. Mas não é por isso que se maravilham menos com o que aqui encontram. Estivéssemos noutro país e este castelo seria um tremendo chamariz turístico. Aqui pouco mais é que uma ruína.

CURIOSIDADES

Linha defensiva – A linha defensiva da fronteira leste do Condado Portucalense estendia-se ao longo da margem esquerda do rio Sabor até à confluência da Ribeira de Anguieira. Integrava quatro castelos: os do Milhão e Santulhão que já não existem, e os do Outeiro e Algoso, em ruínas. D. Sancho II viria a conceder o castelo à Ordem dos Hospitalários. Aqui residiu um representante do rei que tinha como função recolher os impostos devidos à Coroa em Miranda do Douro e Penas Roias.

Sistema de sinais – Ao visitar os castelo do Outeiro (a norte) e de Penas Roias (a sul) poderá confirmar que Algoso, situado a meio caminho, é bem visível. Isto tem levado os historiadores a pensar que, na época medieval, aqui funcionaria um sistema de transmissão de mensagens baseado em fogueiras, fachos ou outros sinais luminosos, sucessivamente recebidos e retransmitidos.

Planalto de sonho – Imediatamente a norte de Algoso e de Vimioso encontram-se algumas das mais bonitas aldeias do planalto mirandês. É o caso de Angueira, São Martinho ou Constantim, onde os gaiteiros e tamborileiros ainda mostram a sua arte. A paisagem, marcada pelos lameiros onde pasta o gado mirandês, pelos bosques de nogueiras, carvalhos e castanheiros e pelas margens tranquilas dos ribeiros é uma verdadeira surpresa.

INFORMAÇÕES

Música tradicional
Em Sendim (Miranda do Douro) o Centro de Música Tradicional tem feito recolhas do rico património musical local, posto no mercado através da editora Sons da Terra.
www.sonsdaterra.com.pt  
Acessos
Pode chegar ao Algoso, vindo de norte através da estrada de Bragança para Vimioso (EN218) e Mogadouro (EN219). De sul, pode usar a estrada de Torre de Moncorvo para Mogadouro (EN22) e daí para Vimioso (EN219). Os acessos ao castelo são bem visíveis na aldeia de Algoso.

100 EXPERIÊNCIAS PARA VIVER EM PORTUGAL ANTES DE MORRER

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora