EXPERIÊNCIA #10 - Castelo de Almourol

Ilha fortificada

"De atalaia romana a torre templária: um castelo no meio do Tejo, num lugar cheio de mitos e lendas"

É o mais surpreendente dos castelos portugueses. Fica numa ilha rochosa, a meio do Tejo, entre Vila Nova da Barquinha e Constância. As muralhas ocupam quase todo o afloramente granítico, erguendo-se a 18 m de altura e formando um perímetro de mais de 300 m. É um local de mistérios e lendas e quem o aviste fugazmente ao passar no comboio da Beira Baixa julgará ter tido uma visão doutros tempos.
A escolha do local tem lógica, uma vez que, a partir das muralhas, se conseguia controlar a navegação no Tejo que, durante séculos, representou a forma mais prática de movimentar mercadorias entre a Beira, o Ribatejo e Lisboa. Assim pensaram os romanos que aqui ergueram uma fortificação, cujos vestígios ainda se distinguem nas bases do castelo medieval. Depois, foi a vez dos Templários, senhores das terras entre Tomar, Idanha e Covilhã, aqui erguerem uma atalaia para assegurar o domínio da Linha do Tejo, volátil fronteira entre o nascente reino de Portugal e os reinos mouros.
As muralhas chegaram aos nossos dias, tendo sido restauradas, nos anos 40, pelos Monumentos Nacionais. Agora, é só visitá-las e sonhar com feitos de cavalarias e resgates de princesas.
Destaque

CURIOSIDADES

Linha da Beira Baixa – O castelo de Almourol está longe de ser a única preciosidade que se vê das janelas do comboio da Beira Baixa, entre o Entroncamento e Castelo Branco. É uma viagem de mais de uma hora, sempre ao longo do Tejo, e durante a qual desfila uma das mais bonitas e animadas paisagens ribeirinhas portuguesas.

Tradição defensiva – Se o território continental português fosse um rectângulo geométrico, então as duas diagonais cruzar-se-iam entre Tomar e Vila de Rei. Daí a importância estratégica desta zona desde há séculos. Os Templários escolheram Tomar para sede da sua ordem e fortificarm pontos envolventes, como Almourol ou Dornes. Em tempos mais recentes, algumas das principais bases militares portuguesas foram construídas na região. É o caso do aeródromo de Tancos ou do Campo Militar de Santa Margarida. Um valor estratégico que, como se vê, ultrapassa os séculos.

Albufeira gigantesca – Para montante de Almourol, Zêzere e Tejo confluem em Constância. As águas do Zêzere são represadas em Castelo do Bode, formando uma das maiores albufeiras portuguesas, com mais de 40 km de extensão. Pode apreciar a sua dimensão fazendo um circuito por Almourol, Abrantes, Vila de Rei, Ferreira do Zèzere, Castelo do Bode e Constância. Sem esquecer a visita à cidade de Tomar com o seu preciso centro histórico e o Convento de Cristo, Património da Humanidade.

INFORMAÇÕES

VISITAS INDIVIDUAIS
Acesso à ilha e ao castelo em embarcações com capacidade para 20 pessoas.
Cais junto ao Castelo de Almourol
Terça-feira a domingo:
1 Novembro a 28 Fevereiro: 10h às 13h – 14h30 às 17h
1 Março a 31 Outubro: 10h às 13h – 14h30 às 19h
Bilhete 2,2€

VISITAS GRUPO
Cais D´El Rei, Tancos
Terça-feira a domingo.
1 Novembro a 28 Fevereiro: 10h às 13h – 14h30 às 17h
1 Março a 31 Outubro: 10h às 13h – 14h30 às 19h

Por marcação

Posto de Turismo
Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha
Largo 1º de Dezembro
2260-403 Vila Nova da Barquinha
EMAIL
posto.turismo@welcome-to.pt
visitas@welcome-to.pt

TELEFONE
Fixo – 249 711 550
Telemóvel – 918 429 086

Para chegar ao castelo propriamente dito é preciso recorrer ao serviço de barqueiros que operam a partir da margem direita, perto de Tancos. Os acessos são relativamente simples. Se viaja pela A1, deve sair no nó de Torres Novas e tomar a A23, direcção Abrantes. Pode usar diversas saídas, desde a de Tancos à de Constância, sendo que, neste último caso, terá de andar um pouco para jusante ao longo do Tejo. O acesso ao rio, embora em asfalto, é estreito e sinuoso, aconselhando-se precaução.De comboio, se viaja num Regional poderá sair no apeadeiro de Almourol. Caso contrário terá de se apear em Tancos.

100 EXPERIÊNCIAS PARA VIVER EM PORTUGAL ANTES DE MORRER

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora