EXPERIÊNCIA #22 - Miradouro do Salto do Cavalo

Furnas com mar ao fundo

"Onde vos retiver a beleza de um lugar, há um Deus que vos indica o caminho do espírito." Natália Correia

É um dos pontos mais altos da ilha de São Miguel, de cujo topo, na zona oriental da ilha, se tem uma visão inesquecível. Para sul e sudoeste é uma sinfonia de cores, com o verde dos bosques e prados, eivado, aqui e além, pelo azul e pelo rosa das hortênsias em flor, a dar lugar ao azul das águas. Seja o da Lagoa das Furnas, donde se elevam colunas de fumo branco, seja o do Atlântico. Avista-se a vila costeira de Povoação e, quase no horizonte, para sul, tem-se um vislumbre da ilha de Santa Maria. Para que a experiência sensorial seja completa, se o vento estiver do quadrante sul, chegará ao miradouro uma sugestão de cheiro a enxofre, proveniente das furnas, lá em baixo, no vale.
Tal como na Lagoa das Sete Cidades, há que não nos limitarmos à contemplação de longe. Vale a pena descer à Lagoa das Furnas e à vila homónima. Junto à lagoa pode assistir ao curioso espectáculo do Cozido das Furnas, forma original – e saborosa – de aproveitar a energia geotérmica. Já na vila há que percorrer as diferentes fontes termais, bem como o româmtico Parque Terra Nostra, junto ao hotel com o mesmo nome.

CURIOSIDADES

Lagoa quente – A Lagoa das Furnas está ligada à acção de um vulcão, cuja última erupção ocorreu em 1630. É a maior da ilha, logo após a das Sete Cidades, no extremo oposto de São Miguel. Forma, aproximadamente, um rectângulo com 2 km por 1 km. Nas margens há fontes donde brota água quente, levemente sulfurosa. É nesta lama que os cozinheiros locais abrem buracos par fazer descer a 1 m de profundidade a panela onde, durante algumas horas, ficará a apurar o famoso Cozido das Furnas.

Estância termal – Manifestação evidente de vulcanismo, as fontes de água quente multiplicam-se na vila de Furnas. Há, pelo menos 20 nascentes junto à Ribeira dos Tambores, a que se juntam duas caldeiras, de maiores dimensões: a Caldeira Grande e a de Pedro Botelho. A água sulfurosa brota em ebulição e o cheiro a enxofre é forte. O ambiente continua a ser o de uma estância termal antiga, situando-se o balneário do lado sul, na estrada que leva a Povoação. Este é um dos melhores locais par provar uma especialidade local: o Bolo Lêvedo, aparentado com o madeirense Bolo do Caco.

Parque romântico – O Parque Terra Nostra, nas Furnas, é uma verdadeira surpresa. Desenvolve-se junto ao hotel homónimo, com renques floridos, zonas sombreadas e um lago central com água ferrosa e quente, onde os mais ousados tomam banho.

INFORMAÇÕES

A partir de Ponta Delgada tome a Estrada Regional 1-1, bifurcando à direita para as Furnas pela Estrada Regional 2-1. Pelo caminho encontra, quer as plantações de chá e a fábrica da Gorreana (que vale a pena visitar), quer o acesso ao miradouro do Salto do Cavalo.
Se tiver tempo, pode prosseguir por Povoação e Nordeste, dando a volta ao extremo oriental da ilha por estradas estreitas mas pelo meio de paisagens muito bonitas.

100 EXPERIÊNCIAS PARA VIVER EM PORTUGAL ANTES DE MORRER

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora