Furnas com mar ao fundo
"Onde vos retiver a beleza de um lugar, há um Deus que vos indica o caminho do espírito." Natália Correia
É um dos pontos mais altos da ilha de São Miguel, de cujo topo, na zona oriental da ilha, se tem uma visão inesquecível. Para sul e sudoeste é uma sinfonia de cores, com o verde dos bosques e prados, eivado, aqui e além, pelo azul e pelo rosa das hortênsias em flor, a dar lugar ao azul das águas. Seja o da Lagoa das Furnas, donde se elevam colunas de fumo branco, seja o do Atlântico. Avista-se a vila costeira de Povoação e, quase no horizonte, para sul, tem-se um vislumbre da ilha de Santa Maria. Para que a experiência sensorial seja completa, se o vento estiver do quadrante sul, chegará ao miradouro uma sugestão de cheiro a enxofre, proveniente das furnas, lá em baixo, no vale.
Tal como na Lagoa das Sete Cidades, há que não nos limitarmos à contemplação de longe. Vale a pena descer à Lagoa das Furnas e à vila homónima. Junto à lagoa pode assistir ao curioso espectáculo do Cozido das Furnas, forma original – e saborosa – de aproveitar a energia geotérmica. Já na vila há que percorrer as diferentes fontes termais, bem como o româmtico Parque Terra Nostra, junto ao hotel com o mesmo nome.
CURIOSIDADES
Lagoa quente – A Lagoa das Furnas está ligada à acção de um vulcão, cuja última erupção ocorreu em 1630. É a maior da ilha, logo após a das Sete Cidades, no extremo oposto de São Miguel. Forma, aproximadamente, um rectângulo com 2 km por 1 km. Nas margens há fontes donde brota água quente, levemente sulfurosa. É nesta lama que os cozinheiros locais abrem buracos par fazer descer a 1 m de profundidade a panela onde, durante algumas horas, ficará a apurar o famoso Cozido das Furnas.
Estância termal – Manifestação evidente de vulcanismo, as fontes de água quente multiplicam-se na vila de Furnas. Há, pelo menos 20 nascentes junto à Ribeira dos Tambores, a que se juntam duas caldeiras, de maiores dimensões: a Caldeira Grande e a de Pedro Botelho. A água sulfurosa brota em ebulição e o cheiro a enxofre é forte. O ambiente continua a ser o de uma estância termal antiga, situando-se o balneário do lado sul, na estrada que leva a Povoação. Este é um dos melhores locais par provar uma especialidade local: o Bolo Lêvedo, aparentado com o madeirense Bolo do Caco.
Parque romântico – O Parque Terra Nostra, nas Furnas, é uma verdadeira surpresa. Desenvolve-se junto ao hotel homónimo, com renques floridos, zonas sombreadas e um lago central com água ferrosa e quente, onde os mais ousados tomam banho.
INFORMAÇÕES
A partir de Ponta Delgada tome a Estrada Regional 1-1, bifurcando à direita para as Furnas pela Estrada Regional 2-1. Pelo caminho encontra, quer as plantações de chá e a fábrica da Gorreana (que vale a pena visitar), quer o acesso ao miradouro do Salto do Cavalo.
Se tiver tempo, pode prosseguir por Povoação e Nordeste, dando a volta ao extremo oriental da ilha por estradas estreitas mas pelo meio de paisagens muito bonitas.
100 EXPERIÊNCIAS PARA VIVER EM PORTUGAL ANTES DE MORRER