Distrito de Évora - Mora megalítica e fluvial

Um destino, duas visitas a não perder

Desde a abertura do Fluviário, em 2007. Mora tornou-se um destino cada vez mais apetecido. Mas o concelho alentejano do distrito de Évora não se aquietou com o sucesso do aquário fluvial, um dos maiores da Europa, e tem sabido renovar o interesse do visitante com dinamismo de propostas e atividades. Em setembro de 2016, ganhou mais um argumento de peso: o Museu do Megalitismo.
 
De estação a museu
 
Há muito que o comboio já não chega à estação de Mora. O antigo Ramal de Mora, que prolongava a Linha de Évora atravessando o concelho de Arraiolos, foi encerrado à circulação em 1990 e, mais tarde, convertido em ecopista com percurso pedonal e ciclável. Para aproveitar em segurança os vários equipamentos deste género que existem por todo o país, em antigas linhas desativadas, informe-se sobre as condições do seguro para ciclistas.
 
A antiga e bem conservada estação ferroviária, que já tinha sido acolhido o prestigiado prémio de fotojornalismo Estação Imagem, alberga agora o Museu Interativo do Megalitismo, um projeto museológico inovador e pioneiro que recolhe, organiza e valoriza a grande riqueza de vestígios megalíticos no concelho.
 
Para além da adaptação do edifício da estação, recuperado no respeito da traça original, foram construídos mais dois edifícios para albergar um espólio constituído também com a colaboração de outras câmaras municipais (Sesimbra e Alter do Chão). No total, reúne mais de uma centena de peças megalíticas. O projeto expositivo aposta na interatividade, integrando filmes em 3D, hologramas e vitrinas dinâmicas.
 
O museu que pretende atrair mais visitantes ao concelho, e fazê-los ficar mais tempo, conta com espaço de internet, biblioteca e cafetaria. O objetivo, para o futuro, é enriquecer o espólio com peças de outros sítios arqueológicos da região.
 
Como um rio
 
O edifício branco de linhas sóbrias ergue-se na paisagem, distando poucos quilómetros do centro da vila. Inaugurado em 2007, o Fluviário de Mora é um verdadeiro caso de sucesso, tendo conseguido colocar a vila de Mora no mapa com uma bem conseguida recriação dos diversos ecossistemas característicos de um rio português, da nascente até à foz.
 
Com uma programação intensa de atividades para famílias, vários núcleos expositivos, loja e restaurante, o Fluviário é um equipamento vivo, muito ligado à comunidade e à paisagem em que se insere
 
Ao lado, o Parque Ecológico do Gameiro constitui mais um motivo de visita e passeio, convidando a caminhadas pela natureza e, durante o verão, a banhos nas águas fluviais do rio Raia. Em 2012, foi criado o passadiço de madeira do parque que se estende por quase dois quilómetros paralelo à ribeira, com painéis informativos relativos à fauna e à flora. Para os mais aventureiros, existe ainda um parque de arborismo.
 

Bike
Promova o desporto na sua vida. Pedale de forma saudável e segura com o seguro N Bike da N Seguros.
Beneficie de 10% de Desconto


Museu Interativo do Megalitismo
Antiga Estação da CP
7490-225  Mora
Telefone: 266439074
Email: geralmegalitismo@cm-mora.pt
Site: www.facebook.com/museumegalitismo/
 
Fluviário de Mora
Parque Ecológico do Gameiro
7490-052 Cabeção
Email: geral@fluviariomora.pt
Site: www.fluviariomora.pt

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora