Distrito de Viseu - Barragem da Aguieira

Passeios e descanso à beira lago

Nos limites do distrito de Viseu há um Grande Lago que pode ser descoberto de múltiplas formas e olhares: a pé, de bicicleta, entre caminhadas, de canoa ou… no luxo de hotel de cinco estrelas. O ideal é juntá-las todas numa só viagem e desfrutar do muito que a Barragem da Aguieira tem para oferecer. Venha descobri-la.

O concelho de Mortágua é um bom cartão de visita para este passeio pela Barragem da Aguieira, o Grande Lago que mudou radicalmente a paisagem da região depois da construção, no início dos anos 80, de um grande pontão em pleno leito do Mondego. É precisamente por este local panorâmico que começa a nossa viagem, sempre com o espelho de água em pano de fundo. Para já, o carro serve de meio de transporte mas outros haverão, mais amigos da Natureza e perfeitos para a descoberta de alguns recantos secretos.  

Apreciadas as vistas, partimos ao encontro das aldeias ribeirinhas do concelho, a começar por Almaça, sobranceira à ribeira de Mortágua e ao Mondego, que outrora foi terra de pescadores e lavadeiras, além de ponto de passagem das barcas serranas que desciam o rio até Coimbra. Segue-se Almacinha (via IP3 e EN226), pequena povoação mesmo à beira da albufeira com pouco mais de uma dúzia de casas. Daqui parte um estradão em terra batida sempre junto à água, mas o estado do terreno convida a estacionar o carro e a continuar a pé ou de bicicleta, entre pequenas praias e lugares recônditos. Se for adepto das duas rodas, lembre-se que a N Seguros tem produtos específicos para bicicletas, ideal para quem quer pedalar de forma segura. De volta ao automóvel fazemos ainda uma visita à aldeia de Folgoroso, enquadrada entre o azul da água e a Natureza verdejante.

Depois do entra e sai do carro, das caminhadas e das pedaladas, nada melhor que descansar no luxo do Montebelo Aguieira Lake, um resort de cinco estrelas debruçado para a barragem. Distribuído por uma área de 35 hectares, o aldeamento é composto por 152 habitações (a maioria para turismo), entre apartamentos T1 e T2, moradias T3 em banda e villas T4, todas com cozinha equipada e garagem e algumas com piscina privativa. Um espaço perfeito para quem procura tranquilidade e romantismo (as vistas ajudam) mas também para famílias, tantos são os serviços disponíveis, do kids club às piscinas (interiores e exteriores), passando pelo restaurante, dedicado aos sabores regionais.

Junto ao resort fica a marina, ideal para os amantes dos desportos náuticos, como a canoagem ou a vela. Uma boa forma de terminar o nosso passeio, juntinho à água, embalados pela serenidade da Aguieira.


Bike
Promova o desporto na sua vida. Pedale de forma saudável e segura com o seguro N Bike da N Seguros.
Beneficie de 10% de Desconto.

Montebelo Aguieira Lake Resort & SPA
Morada: Vale da Aguieira, 3450-010 Mortágua
Telf.: 231 927 060
www.montebeloaguieira.pt

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora