Distrito de Setúbal - Visitas guiadas à lota de Sesimbra

Olha o peixe fresquinho!

Das praias aos restaurantes, passando pelo castelo e pelo Cabo Espichel, não faltam razões para dar um passeio até Sesimbra. A maioria dos visitantes aproveita o fim de semana para desfrutar da vila mas na primeira quinta-feira de cada mês há mais um bom pretexto para fazer a viagem: as visitas guiadas à lota.

Todas as quintas-feiras, a partir das 15h30, este espaço icónico de Sesimbra abre portas aos forasteiros para dar a conhecer o processo de descarga e de venda do peixe. Esta atividade, promovida pela autarquia no âmbito da campanha “Sesimbra é Peixe” tem como objetivo dar a conhecer por dentro um espaço incontornável na vida da localidade. Durante o verão, também há visitas às terças-feiras e até uma ida à praia para descoberta da Arte Xávega, um tipo de pesca tradicional que ainda subsiste em algumas zonas costeiras do país.

Os participantes não poderão comprar peixe no local (só para comerciantes) mas em Sesimbra não faltam restaurantes que o dão a provar à mesa. Alguns dos mais conhecidos até ficam nas redondezas da lota, como o Lobo do Mar ou o Tic-Tic, que se gabam de ter peixe fresquíssimo. Afinal, da lota à cozinha (e depois à mesa) a viagem é bem curta.

As visitas guiadas são totalmente gratuitas mas necessitam de marcação prévia através do email turismo@cm-sesimbra.pt ou de posto de turismo (tlm. 212 288 540), situado na Fortaleza de Santiago. Se tiver oportunidade faça a marcação no local e aproveite para conhecer o Museu Marítimo de Sesimbra, também situado naquele monumento seiscentista.

Dedicado ao mar e à pesca, este espaço junta as novas tecnologias (como uma animação em 3D) a objetos milenares. Um cepo de âncora com 5000 anos associado à navegação no período romano e um conjunto de anzois e pesos de rede situados entre 2500 e 200 a.C. são os artefactos mais antigos da exposição. A estes juntam-se várias salas que dão a conhecer a forte ligação da vila com o mar, como as salas da Memória e da Viagem. Não falta também uma zona dedicada à devoção religiosa das suas gentes e até um aquário virtual que desafia os visitantes a “mergulharem” no fundo do mar”. 

A partir de Lisboa, por exemplo, chega-se a Sesimbra (de carro) em menos de uma hora. Se é adepto das bicicletas leve a sua na bagageira e aproveite para conhecer a vila em duas rodas. Para aquecer, nada melhor que fazer o caminho entre a fortaleza e a lota (cerca de 1,5 km). A pensar nos ciclistas, a N Seguros tem um produto específico para bicicletas, disponível em duas versões: N Bike Start e N Bike Top. Conheça-o aqui.

Bike
Promova o desporto na sua vida. Pedale de forma saudável e segura com o seguro N Bike da N Seguros.
Beneficie de 10% de Desconto.

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora