Distrito de Santarém- Salarium e Salinas de Rio Maior

Em nome do sal

Inaugurado no verão de 2016, o Salarium - Sal & Sabores é projeto gastronómico e cultural que quer dinamizar as Salinas de Rio Maior. Integra um restaurante, uma esplanada panorâmica e uma loja de produtos regionais. O objetivo é promover a paisagem, as tradições e os produtos locais.
 
À flor do sal
 
O potencial das salinas enquanto fator de atração turística na região de Rio Maior foi o ponto de partida para a criação do Salarium, um projeto familiar assente na vontade de valorizar o património local ligado à paisagem das salinas e do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros.
 
A carta do Salarium vai variando ao longo do ano, consoante o ritmo da estações, procurando destacar diferentes produtos, contribuindo para a divulgação dos sabores da região. Um dos ingredientes fundamentais é a flor de sal, produzida localmente e imagem de marca das salinas.
 
As ervas aromáticas destacam-se também numa ementa que privilegia os petiscos e integra bastantes vegetais, numa cozinha intimamente ligada aos sabores da terra. Muitos dos produtos utilizados na confeção dos pratos estão disponíveis para venda na loja. Flor de sal, azeite, ervas, bolos e biscoitos, vinhos e licores, entre outros.
 
Esplanada com vista para as marinhas de sal
 
Tomar um copo ao final do dia é uma das experiências possíveis e muito recomendáveis. O Salarium funciona de quarta a domingo durante todo o ano. Mas é no período em que se realiza a safra do sal, entre maio e outubro, que o visitante poderá tirar pleno partido da experiência salineira.
 
As visitas às salinas também decorrem durante todo o ano mas nos meses de maior atividade há mais para ver e fazer. Manter uma vida ativa e realizar atividades ao ar livre é importante para preservar a sua saúde física, mental e emocional. Fundamental é também não abusar do sal e das gorduras. O seguro N Saúde ajuda-o a cuidar do que é realmente importante.
 
Salinas longe do mar
 
Situadas no sopé da serra de Aire e Candeeiros, as Salinas de Rio Maior encontram-se à distância de 30 quilómetros do mar e são as únicas salinas interiores de Portugal. Formada há milhões de anos, a jazida de sal-gema é alimentada pelas correntes de água subterrânea provenientes da serra onde predomina a rocha calcária, permeável às águas da chuva.
 
A extração do sal é efetuada pelo menos desde 1177, data do documento mais antigo relativo à exploração. As curiosas casinhas de madeira, hoje ocupadas por lojas e restaurantes, eram os antigos armazéns de sal.
 
Alguns eventos ao longo do ano emprestam às salinas uma animação especial. Em julho realizam-se as Festas do Sal, com recriação histórica, espetáculos e animação variada. Em dezembro, a tradição dos Presépios de Sal.
 
O Turismo da Câmara Municipal de Rio Maior realiza visitas guiadas às salinas e ao Ecomuseu. As visitas são gratuitas, para grupos, durante todo o ano, de segunda a domingo, mediante marcação prévia.
 

Saúde
A sua saúde em primeiro lugar. Proteja a sua saúde com um seguro simples e económico.
Saiba mais sobre o N Saúde da N Seguros e beneficie de 20% de Desconto.


Salarium – Sal & Sabores
Rua Principal das Salinas, Marinhas do Sal
Rio Maior
Tel. 964250610 / 243 995 180
E-mail: salarium.salinas@gmail.com
 
Posto de Turismo das Salinas
De quarta a domingo das 09h30 às 13h e das 14h às 17h30
Tel. 243 991 121
E-mail: turismo@cm-riomaior.pt 


 

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora