Distrito de Portalegre - Casa d’ Alegrete

Toada de uma vila do Alto Alentejo

No concelho de Portalegre, Alegrete é uma pequena e bem preservada vila alentejana, com ruazinhas pacatas e um castelo bem conservado, em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede. A Casa d’ Alegrete, solar brasonado com origens no século XVIII, é o refúgio ideal para acolher o viajante que queira descobrir o Norte Alentejano.
 
Alentejo ao alto
 
No poema Toada de Portalegre, José Régio clama “lá vem o vento suão!” e fala “de serras, ventos, penhascos, oliveiras e sobreiros”, evocando as suas vivências na capital do Alto Alentejo, onde foi professor de Português no liceu durante mais de trinta anos. Estamos no território do Alto Alentejo, porventura o menos conhecido da vasta região alentejana.
 
Apenas a treze quilómetros da sede de concelho, Alegrete está situada numa elevação da serra de São Mamede, a 500 metros de altitude. Mantém intacto o seu encanto de vila que foi sede de concelho (até 1855), com o conjunto arquitetónico composto por casas brancas, a igreja matriz e a torre do relógio, o aprazível Largo do Coreto (datado do início do século XX) e o castelo altaneiro, palco de importantes batalhas ao longo dos séculos, mandando reedificar por D. Dinis no século XIV.
 
Para lá do muro branco
 
A curta distância do castelo, a fachada da Casa d’ Alegrete, com um extenso muro branco e um portão vermelho encimado por um brasão, contrasta com a modéstia das casas vizinhas. De facto, a solene imponência do edifício remete para a sua antiguidade, já que a estrutura original remonta ao século XVIII e atesta a importância da antiga sede de concelho que teve foral outorgado por D. Dinis e por D. Manuel I.
 
Convertida em unidade de Turismo Rural, a casa mantém a traça típica assim como diversos elementos da tradição alentejana. Logo à entrada, a sala comum convida a usufruir dos confortáveis sofás em frente a uma lareira que, caso seja inverno, estará por certo acesa. Na estação fria, na serra de São Mamede, as temperaturas descem bastante e não é raro chegar a nevar. Em épocas mais amenas, são recomendáveis os passeios a pé e de bicicleta. Neste último caso, a segurança é fundamental, sobretudo por causa dos percursos mais acidentados.
 
Conforto alentejano
 
Contígua à sala da lareira, a sala de jogos, com uma mesa de bilhar ao centro, é outra zona comum de convívio. Aqui é a caça que inspira a decoração, numa estética que não é unanimemente apreciada mas que está intimamente ligada à região e à Casa d’ Alegrete em particular, que costuma acolher adeptos de caça desportiva.
 
Os quartos, apenas cinco, estão situados no piso de cima, mantendo uma boa privacidade e independência em relação às zonas comuns. Decorados com uma simplicidade rústica que privilegia o conforto, são amplos e arejados. Alguns têm mezzanine, o que permite alojar uma família de quatro pessoas com toda a comodidade.
 
O piso superior dá ainda acesso a um pequeno terraço sobranceiro ao jardim e à piscina, cuja frescura é muito bem-vinda no tórrido verão alentejano.
 
Pela manhã, o pequeno-almoço é servido numa outra sala, de ambiente intimista, com uma única mesa grande ao centro. Como é prática comum em muitas unidades de Turismo Rural, a refeição matinal é tomada em conjunto, numa atmosfera caseira e familiar.
 
À mesa, para além dos ingredientes habituais que compõem um pequeno-almoço reforçado, espere encontrar algumas especialidades locais, como a boleima e o bolo-finto ou até uns enchidos de porco preto.
 
Não se faça rogado. Usufrua de toda a hospitalidade desta casa de onde não apeteceria sair, não fosse o Alentejo mesmo à porta, a chamar por nós, para um passeio com vista para os “montes e oliveiras”.
 

N Bike
Promova o desporto na sua vida. Pedale de forma saudável e segura com o seguro N Bike da N Seguros.
Beneficie de 10% de Desconto.


Casa d’Alegrete - Portalegre
Morada: Rua do Outeiro nº48
7300-311 Alegrete
Tel. 245 965 133
Site: www.casadalegrete.net
E-mail: casadalegrete@sapo.pt
 

Céu Coutinho

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora