Distrito de Leiria - Passeio em Peniche

Distrito de Leiria - Passeio em Peniche 

Peniche é muito mais que bom peixe e boas praias. A cidade que em tempos foi ilha junta a gastronomia e os areais de eleição a um património cheio de história e tradições que vale a pena conhecer. Vá até lá descobri-la e já agora, leve um amigo… de quatro patas.

O Campo da República é um bom local para estacionar o carro e partir à descoberta da cidade, a começar pelo seu ex-líbris, que fica mesmo em frente: a Fortaleza de Peniche. Construído entre os séculos XVI e XVII, este imponente monumento em tons de amarelo começou por ser uma cidadela militar, mas também foi residência de prisioneiros alemães (durante a Primeira Guerra Mundial) e, mais recentemente, prisão política do Estado Novo. Hoje, serve de morada ao museu municipal de Peniche, onde se destaca o núcleo dedicado à Resistência Antifascista, que ainda mantém as antigas celas e solitárias, bem como o chamado “Segredo”, local de tortura instalado num baluarte quinhentista. Espaços e memórias que também não serão esquecidos no futuro Museu Nacional da Resistência, já anunciado para aquele espaço.

Mar à vista, peixe na mesa

A dois passos da fortaleza fica a marina, de onde partem os passeios de barco até ao arquipélago das Berlengas, e logo depois, a Avenida do Mar, que recebe estão alguns dos melhores restaurantes locais, especializados (é claro) em peixe e marisco. Atrás desta, está o centro histórico, um conjunto mais ou menos geométrico de ruas apertadas onde sobressaem as igrejas de São Pedro (século XVI) e da Misericórdia (século XVII), além de várias lojas de comércio local e mais alguns restaurantes.

Conhecido o coração da cidade, é preciso seguir de carro (pela Marginal Sul) até ao cabo Carvoeiro, onde existe um espetacular miradouro, com o rochedo da Nau dos Corvos em primeiro plano e as Berlengas no horizonte. Continuando o passeio, mas agora pela Marginal Norte, despertam curiosidade novos pontos de observação e um sem-número de surpreendentes formações rochosas, esculpidas pelo vento e pela erosão do mar. Uma delas, onde dizem ter aparecido uma imagem de Nossa Senhora dos Remédios, deu origem a um santuário mariano (do outro lado da rua) procurado por peregrinos de todas as paragens.

Pés (e patas) na areia

Obrigatória é também uma visita às praias do concelho, como Consolação, Baleal ou Supertubos, esta palco habitual de provas nacionais e internacionais de surf. Mas, se tiver um cão, não deixe de o levar à Praia do Porto de Areia Norte, a primeira praia para cães em Portugal, inaugurada no verão de 2016. Com mais de 80 metros de extensão, é perfeita para eles correrem e brincarem, sem arriscarem uma multa pesada aos donos. Dê este mimo ao seu animal e, já agora, não se esqueça da proteção certa para o seu fiel amigo.

 

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora