Distrito de Leiria - Museu de Leiria

A História habita o convento

Depois de quase um século de itinerância, o Museu de Leiria encontrou finalmente uma morada definitiva, o Convento de Santo Agostinho, que faz jus ao património da região. O espaço, nomeado para Museu Europeu do Ano, justifica por si só o passeio mas nós juntamos-lhe mais uma razão, o Moinho de Papel. Vá até lá e faça outra viagem, desta vez pela História da cidade do Lis.

Criado por decreto em 1917, o Museu de Leiria passou 97 anos em vários locais da cidade até fixar-se em definitivo no Convento de Santo Agostinho. Construído no século XVI, o monumento foi totalmente remodelado para acolher uma vasta coleção que reúne o acervo do antigo museu, as coleções artísticas municipais e a reserva arqueológica.

Organizado de forma cronológica, conta a história da cidade e da região através de vários espaços. O principal, dedicado à exposição de longa duração, guarda peças de valor histórico inestimável, como os fósseis de Guimarota (fósseis de mamíferos primitivos com 150 milhões de anos), ou o fóssil do Menino do Lapedo (fóssil de uma criança do período Paleolítico Superior Inicial)que ajudou a explicar e a compreender a evolução humana. Ao importante conjunto arqueológico junta-se também um vasto acervo de escultura, arte sacra e pintura (antiga e contemporânea). Já a exposição temporária (patente até fevereiro de 2017) é dedicada ao morro do castelo de Leiria, ocupado há mais de 5 mil anos.

Do museu ao moinho

O museu, nomeado para o Prémio de Museu Europeu do Ano 2017, está aberto de segunda-feira a domingo (das 09h30 às 17h30) e o bilhete custa 5€. O ingresso também permite a entrada no Moinho do Papel, a dois passos dali, por isso não desperdice a oportunidade de conhecer outra atração da cidade, um projeto com assinatura do arquiteto Siza Vieira. Situado na margem esquerda do Lis, este espaço museológico dá a conhecer o passado dos vários ofícios tradicionais que passarem pelo local secular, como a moagem do cereal (milho, trigo e centeio), o fabrico do azeite e a produção do papel.

O caminho entre os dois museus faz-se bem a pé mas para lá chegar não há nada como o automóvel ou a mota, que o deixam mesmo à porta. Para um e outro caso há vários produtos N Seguros à sua medida. Conheça-os aqui.

Moto
Saiba mais sobre o seguro N Auto e N Moto e conduza com a máxima proteção.
Beneficie de 30% de Desconto


Musdeu de Leiria
Morada: Rua Tenente Valadim, n.º 41, 2410-190 Leiria
Tel: 244 839 677
Site: www.cm-leiria.pt/pages/849
E-mail: museudeleiria@cm-leiria.pt

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora