Distrito de Faro - Casa-Mãe, Lagos

Amor à terra

Muito mais do que um hotel, a Casa-Mãe, nascida no centro histórico de Lagos em outubro de 2016, e ainda em processo de criação e consolidação, é um projeto feito com amor e carinho pelas tradições portuguesas. Integra dois restaurantes, loja de artesanato, horta biológica, jardim, terraços e uma atitude de abertura a toda a comunidade. Hóspedes, locais, visitantes: são todos bem-vindos!
 
A visão de uma casa em ruínas, paredes meias com as muralhas de Lagos, cidade do barlavento algarvio ainda protegida da massificação turística e a dois passos da Costa Vicentina, foi quanto bastou para despertar o sonho da francesa Veronique Polaert, em viagem pelo Algarve.
 
Luz ideal
 
O sonho levantou voo, meteu mãos à obra e fincou depois os pés na terra. Porque terra é uma palavra-chave nesta história. A Casa-Mãe é um projeto ambicioso que quer valorizar as tradições, os sabores e as artes, não só locais, como do resto do país. Numa simbiose entre o design contemporâneo e os materiais nobres da construção tradicional, privilegiam-se os ambientes minimalistas, brancos e luminosos.
 
A luz entra a rodos neste empreendimento com vista sobre os telhados antigos e com o mar em fundo. Há pavimentos em terracota artesanal secos ao sol algarvio, painéis solares e terraços amplos, autênticas odes ao sol algarvio.
 
Plantados à mesa
 
O que faz um chefe portuense mudar-se para o Algarve? Pedro Limão trocou o Porto por Lagos para vir assumir o comando da vertente gastronómica da Casa-Mãe, tão ou mais importante do que a função hoteleira (restrita, com apenas 30 quartos, incluindo cinco suites no edifício principal).
 
No restaurante Orta predominam os sabores frescos, locais, sazonais, biológicos e naturais. Os frutos e as ervas, os legumes, os peixes e mariscos da costa algarvia, estão em evidência numa ementa que se renova periodicamente. Há também jantares temáticos, dedicados a um produto da estação, a um aroma ou época especial.
 
O conceito saudável está na génese da Casa Mãe e assume cada vez maior relevância nos estilos de vida. Previna-se e projeta a sua saúde com o N Saúde da N Seguros.
 
No coração de um certo Algarve
 
À volta da Casa-Mãe serpenteiam as ruas estreitas e sinuosas da antiga Lacobriga. Em duas passadas chega-se ao mercado municipal, ao Centro Ciência Viva e aos principais monumentos de Lagos, como as igrejas de Santo António e São Sebastião, o Forte da Ponta da Bandeira ou o antigo Mercado de Escravos, recentemente transformado em Núcleo Museológico Rota da Escravatura.
 
De qualquer ponto elevado avista-se a baía da Meia Praia com o seu longo areal. Uma pequena embarcação faz a curta travessia da ribeira de Bensafrim, deixando os passageiros praticamente com os pés nas águas cálidas de uma das mais tranquilas praias algarvias, com quatro quilómetros de extensão.
 
No regresso dos passeios, visitas e mergulhos, a Casa-Mãe estará de braços abertos para o receber, seja para uma estadia, para um jantar inesquecível ou simplesmente para tomar uma bebida. À sombra de um muro branco, com cheiro a ervas e a maresia.
 
Saúde
 A sua saúde em primeiro lugar. Proteja a sua saúde com um seguro simples e económico.
Saiba mais sobre o N Saúde da N Seguros e beneficie de 20% de Desconto.
 
Casa-Mãe
Rua do Jogo da Bola, 41
8600-712  LAGOS
Tel. 968369732
Email: info@casa-mae.com
Site: www.casa-mae.com

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora