Distrito de Braga – Quinta do Bárrio / Terras de Bouro

Paz e descanso às portas do Gerês

No coração de uma propriedade tipicamente minhota há um solar histórico que foi refúgio de marechal e casa de padre até ganhar vocação agrícola. Hoje é também um acolhedor turismo de habitação, onde os quartos (e os mergulhos) têm vistas para a Peneda, enquanto os ares puros chegam do vizinho Gerês. Antes de visitar o Parque Nacional faça escala neste edifício histórico.

As origens da Casa do Bárrio perderam-se no tempo, mas o brasão que ostenta na fachada sugere um passado nobre e aguça-nos ainda mais a curiosidade para a numeração romana inscrita na entrada: MDCCCXXVIII. Feitas as contas, chegamos ao ano de 1828, mas a vida na quinta é bastante anterior a isso, como indica a data visível na frontaria da capela: 1768.

Certo é que Manuel Ribeiro de Araújo, ilustre marechal do exército português que combateu na guerra do Roussillion (França,1793-95), escolheu esta quinta como refúgio e foi lá que passou os últimos anos de vida. Depois dele, esta casa património municipal pertenceu a um pároco e a um emigrante no Brasil até que, em 1979, foi comprada pelos atuais proprietários. Estes mantiveram a função agrícola da propriedade mas, quase 25 anos depois, decidiram abri-la também ao turismo. Os tempos áureos regressaram à Casa do Bárrio.

Granito, madeira e céu

Da vila de Terras de Bouro à quinta, não são mais do que cinco minutos de carro, sempre a subir, na direção de Chorense. Depois, é preciso percorrer uma estrada estreita e de terra batida com piso irregular, por isso não se esqueça de conduzir em segurança. A Casa do Bárrio surge-nos de rompante, imponente, com paredes de granito e fachada principal pintada a amarelo.

A ala direita da casa está reservada aos proprietários enquanto na outra ficam os quartos da unidade, todos virados para a serra da Peneda e para pequenas aldeias que a habitam, como Mixões da Serra ou São Martinho. Com decoração simples, mobiliário sóbrio e ar rústico, mantêm o granito original das paredes seculares. Quem procura mais espaço, pode optar por um dos apartamentos, equipados com kitchenette. Dois ficam situados numa área totalmente renovada que outrora serviu de palheiro, enquanto os restantes estão numa casa mais isolada, sobranceira ao edifício principal, onde sobressaem as paredes e a vigas do teto em madeira.

Do calor da lareira ao fresco da piscina

São várias as áreas comuns da casa, a começar pela sala de estar junto à receção, com um confortável sofá em pele, uma mesa de bilhar e a lareira, especialmente convidativa nos dias mais frios. Espaço de convívio por excelência também é utilizada como zona de refeições leves, mas os pequenos-almoços são servidos noutro local, uma espécie de terraço de madeira sob o pátio interior que une as duas alas da casa. Na Quinta do Bárrio não há restaurante.

Em cada canto da quinta pode surgir um novo ponto de interesse, como o espigueiro trazido da antiga aldeia de Vilarinho das Furnas (submersa pela barragem com o mesmo nome), reconstruído pedra sobre pedra junto aos apartamentos. Quem quiser, também pode assistir ou até participar nas atividades agrícolas da quinta e na alimentação dos animais.
Muitos visitantes utilizam este turismo de habitação como ponto de partida para o Gerês, mas não se limitam a fazer dele um mero ponto de escala, em boa parte por causa da piscina. Situada num ponto alto da propriedade, é um autêntico miradouro privilegiado, com cenários ainda mais surpreendentes a partir da linha de água. Um pequeno (e refrescante) ponto azul rodeado pelo verde imenso da serra que faz as delícias dos visitantes. Vai um mergulho na Natureza?

Auto
Saiba mais sobre o seguro N Auto e N Moto e conduza com a máxima proteção.
Beneficie de 30% de Desconto

Quinta do Bárrio – Terras de Bouro
Morada: Quinta do Bárrio 77, 4840-060 Terras de Bouro
Telf.: 253 107 660
www.quintadobarrio.pt

 

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora