Distrito de Aveiro - Museu do Calçado

Um museu de base

Pioneiro do turismo industrial em Portugal, S. João da Madeira compõe o figurino e ganha mais um equipamento museológico de forte atração turística, com projeção nacional e internacional. Instalado na histórica Torre da Oliva, emblemático edifício ligado à atividade industrial da região, o Museu do Calçado, fundado em novembro de 2016, tem decididamente pés para andar.
 
Da cabeça aos pés
 
Em S. João da Madeira já existia o Museu da Chapelaria, criado em 2005 numa antiga fábrica de chapéus. Do vasto espólio de objetos destinados a cobrir o topo da cabeça as atenções transferem-se agora para a base de sustentação do corpo humano - os pés - e para aquele acessório fundamental que os protege, equipa, enfeita e embeleza: os sapatos.
 
Quem não conhece os famosos ténis Sanjo? Começaram a ser produzidos em S. João da Madeira em 1936 e tornaram-se um ícone do calçado desportivo de criação nacional. A fábrica encerrou em 1996 mas os Sanjo regressaram em 2010, na onda do revivalismo e para alegria de todos os saudosistas.
 
Elegância no museu
 
Dos primórdios da indústria aos novos designers que conquistam um lugar no mercado internacional, o Museu do Calçado, esteticamente elegante e rico em conteúdos, convida a uma viagem fascinante pelo mundo dos sapatos, prestando homenagem aos seus artesãos e criadores.
 
Do acervo total, composto por sete mil peças, estão expostas cerca de cinco centenas de sapatos. O visitante pode também tomar contacto com a história do fabrico do calçado, desde a pré-história até à atualidade, passando por todas as evoluções ao longo do século XX.
 
Estão em exposição máquinas e ferramentas diversas, para além de réplicas de calçado de várias épocas históricas. Como as sandálias usadas no Antigo Egipto ou a “poulaine” da Idade Média, característico sapato de biqueira alongada, fabricado em couro, veludo ou cetim.
 
O museu está estruturado em três núcleos expositivos, a saber: Produção (artesanal e industrial), o Sapato e o Design (numa perspetiva histórica e antropológica), e Sapatos de Arte, onde se reúnem peças feitas para admirar, certamente, mas nem sempre para andar. Privilegiar calçado confortável é uma das formas de cuidar da sua saúde.
 
Não deixe o museu sem passar pela loja onde poderá encontrar merchandising diverso e publicações relacionadas com a indústria e a região.
 
Museu do Calçado - S. J. Madeira
Morada: Torre da Oliva, 3700-208  S. João da Madeira
Tel.: 256 004 006
Email: museudocalcado.sjm@gmail.com
URL: www.museu-do-calcado.pt

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora