Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel

Viagem ao mundo da porcelana

A história da porcelana e da Vista Alegre inspira este hotel de cinco estrelas que junta o alojamento requintado ao património vivo da marca, desde a fábrica ao museu, passando por um palacete e uma igreja secular. Venha daí conhecer um espaço único e elegante… como a porcelana mais fina.

O lugar da Vista Alegre, que deu nome à histórica marca de porcelanas portuguesa, acolhe também a única unidade de cinco estrelas da região de Aveiro: o Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel. Percorrer os dois edifícios que o compõem – um palácio do século antigo e uma ala moderna – é como viajar pelo universo da porcelana e de uma empresa que caminha para os 200 anos de vida. Isso verifica-se logo à entrada, onde sobressai uma instalação de arte com peças deste material, mas também nos corredores e espaços comuns, transformados em autênticas áreas de exposição. E até os quartos são um elogio à porcelana, cada um com uma decoração e temática própria que inclui pratos, serviços de loiça exclusiva e até borboletas pintadas à mão.

A maioria dos aposentos tem uma vista privilegiada para as gafanhas da região de Ílhavo e para o rio Boco, que corre mesmo ao lado, enquanto outros estão virados para o museu e para o palácio, que pertenceu ao fundador da Vista Alegre, José Ferreira Pinto Basto. Também ele acolhe alguns aposentos, com destaque para a suite da Capela, com acesso a um varandim no interior da Capela da Nossa Senhora da Penha, monumento nacional mandado construir em finais do século XVII, que também integra as visitas guiadas ao complexo. Mas já lá iremos, primeiro é tempo de conhecer o restaurante do hotel, que dá a provar os sabores tradicionais portugueses, servidos, como não podia deixar de ser, em loiça Vista Alegre.

Da grandiosidade do formo à minúcia da pintura

Para uma experiência total, não há nada como conhecer os outros espaços que integram o complexo, com destaque para o museu, que mostra a história da fábrica e da porcelana portuguesa (uma e outra são indissociáveis) através de milhares de peças, documentos, fotografias e desenhos. Entre as cerca de 15 salas do espaço, cada uma com a sua temática, destaca-se a que permite entrar no interior de um antigo forno. O circuito do museu integra ainda as visitas a uma oficina de pintura da fábrica da Vista Alegre e à capela, convidando também à descoberta do terreiro que acolhe o bairro operário, onde estão, por exemplo o teatro, a antiga escola e o posto médico, além de duas lojas com preços de fábrica.

Depois do lugar da Vista Alegre, não deixe de conhecer os outros ex-líbris do concelho de Ílhavo, como as praias da Costa Nova, o Farol da Barra, o Museu Marítimo de ílhavo, onde está o famoso aquário de bacalhaus. Se tiver pedalada, experimente chegar aos vários locais de bicicleta, afinal estará numa das cidades do país mais amigas dos ciclistas, com uma vasta rede de pistas cicláveis. 

Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel

Morada:
Lugar da Vista Alegre, Ílhavo
Telf. : 234 241 630
Email: montebelovistaalegre@montebelohotels.com
www.hotelmontebelovistaalegre.pt
 

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora