Espreitar o património na desportiva
Celebrado a 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios conta com centenas de atividades gratuitas em Portugal, algumas antecipadas para o fim-de-semana. “Desporto, um Património Comum” é o tema deste ano mas o programa estende-se às mais diversas áreas do nosso património. Entre workshops e visitas guiadas, concertos e exposições, conferências e atividades desportivas, há todo um país para (re)descobrir.
Baús do tempo e caças ao tesouro, uma “puzzlejaria” e um prelúdio ao cinema vadio, aulas de escrita medieval e provas de kart são algumas das mais de 750 atividades que compõem o programa comemorativo do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, celebrado oficialmente a 18 de abril. Este ano a data calha a uma segunda feira, por isso a Direção Geral do Património Cultural também propõe várias iniciativas durante o fim de semana (dias 16 e 17), quase todas gratuitas e muitas delas irrepetíveis nos próximos meses.
Fazendo jus ao slogan desta edição - “Desporto, um Património Comum” – haverá vários eventos associados ao tema, como provas desportivas, exposições e visitas a estádios e museus de clubes. Mas a diversidade do nosso património revela-se em muitas outras sugestões por todo o país, incluindo as regiões autónomas. De uma lista quase interminável – consulte aqui todos os sítios e atividades – escolhemos algumas localidades onde poderá aproveitar a ocasião.
Porto
Só na cidade Invicta estão previstas mais de 35 actividades, como visitas ao Museu e Parque de Serralves, ao Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto e à Torre dos Clérigos. O tema deste ano - “Desporto, um Património Comum” – também serve de mote a inúmeros eventos, como uma aula de esgrima medieval no Museu Militar, jogos ao ar livre para famílias no Museu Nacional Soares dos Reis e visitas ao museu do Futebol Clube do Porto e ao Estádio do Dragão.
Leiria
Depois de Lisboa, Leiria é a cidade do país com mais iniciativas – quase uma centena – associadas ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. É o caso da “Puzzlejaria”, instalada dia 15 no Museu de Leiria, um jogo de montagem de peças morfologicamente idênticas às do pavimento medieval dos Paços Novos do Castelo de Leiria. Do programa constam ainda o percurso Roteiro dos Escritores, uma visita guiada "À descoberta das plantas nativas do Castelo de Leiria" e um “Prelúdio ao Cinema Vadio" no Museu da Imagem.
Alcobaça
A maioria das atividades nesta cidade concentra-se no Mosteiro de Alcobaça onde haverá visitas guiadas, caças ao tesouro para os mais novos e até uma prova de kart. Destaque ainda para a “Rota do amor”, visita guiada aos lugares e espaços mais emblemáticos do centro histórico, e para a caminhada noturna “Entre Monumentos e Sítios”.
Constância
A Câmara Municipal de Constância antecipou as comemorações para sábado (16 abril), dia em que organiza na Quinta da D. Maria a iniciativa “Sinos, chocalhos, campainhas e guizos - sonoridades de outros tempos”. O momento alto será um apontamento musical com o Chocalhofone, composto por 32 chocalhos (cedido pelo Município de Viana do Alentejo) e pelo Carrilhão LVSITANVS, composto por 63 sinos (Associação C.I.C.O). Paralelamente estará patente no celeiro da quinta uma exposição de objetos etnográficos.
Lisboa
Com tanta oferta – só na capital há cerca de 100 atividades – o difícil será escolher. Entre as mais procuradas estarão provavelmente as visitas às galerias romanas da Rua da Prata (de 15 a 17 de abril) e ao Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros, onde existem tuneis pré-romanos (cartagineses). Os lisboetas e visitantes terão ainda oportunidade de passear de bicicleta no Aqueduto das Águas Livres, de fazer um passeio no rio Tejo a bordo da Caravela Vera Cruz
e de conhecer os dinossauros e a coleção de paleontologia no Museu Nacional de História Natural e da Ciência. Os adeptos do Benfica também vão gostar de conhecer o Estádio da Luz e os bastidores do Museu Benfica – Cosme Damião. Aqui os mais novos serão desafiados a vasculhar um baú do tempo e descobrir a história do clube.
Nelson Jerónimo Rodrigues 2016-04-13