Descobrir Setúbal

O Mercado do Livramento, também na Avenida Luísa Todi, ganhou novos espaços comerciais mas mantém a alma castiça e bairrista de sempre.
O Forum Municipal Luísa Todi, na avenida com o mesmo nome, tornou-se a sala de espetáculos mais emblemática da cidade. O café concerto, no sexto piso, é a última novidade deste espaço cultural.
O Convento de Jesus, monumento mais imponente da cidade, começou a ser construído em 1490 e é um dos principais símbolos do manuelismo em Portugal. Na igreja sobressaem as colunas entrançadas que suportam o edifício.
A Casa da Baía, edifício secular outrora conhecido por Recolhimento de Nossa Senhora da Soledade, é desde 2011 um centro de promoção de Setúbal que procura dar a conhecer (e a provar) o melhor da cidade e da região.
O auditório Jósé Afonso, no largo com o mesmo nome, não passa despercebido a quem passa na Avenida Luísa Todi. Este enorme palco ao ar livre é um dos símbolos do Programa Polis que procurou criar uma nova forma de viver a cidade.
O Forum Municipal Luísa Todi, na avenida com o mesmo nome, tornou-se a sala de espetáculos mais emblemática da cidade. O café concerto, no sexto piso, é a última novidade deste espaço cultural.
O antigo edifício do Banco de Portugal, um dos mais sumptuosos da Avenida Luísa Todi, serve agora de morada à Galeria Municipal de Setúbal. Do espólio destacam-se 14 pinturas do retábulo da capela-mor da Igreja de Jesus.
A praça mais famosa de Setúbal herdou o nome de Bocage, poeta e filho da terra que ganhou direito a uma estátua mesmo no centro do largo. Junto a ela, fica a Igreja de São Julião, outro ícone da cidade.
Uma fonte com repuxos evoca os tempos em que as margens do Sado chegavam até à Praça Bocage, hoje o principal salão de visitas da cidade.
Faça chuva ou faça sol, a rua de São Cristovão nunca perde o colorido dos guarda chuvas.
Rio, mar e serra; edifícios seculares e torres que rasgam o céu; barcos de pescadores e iates de luxo; choco frito e cozinha gourmet. Setúbal é um mundo a descobrir onde há de tudo para todos.
O melhor de Setúbal apresenta-se no Miradouro de São Sebastião. Numa cidade quase sempre plana, vale a pena subir até lá para descobrir os cenários que a cidade oferece.
Junto ao Miradouro de São Sebastião, o Museu do Trabalho Michel Giacometti recuperou uma antiga fábrica de conservas para dar a conhecer o antigo percurso do peixe desde a lota até ao enlatamento.
A Casa Bocage evoca as raízes deste ilustre setubalense. No interior funciona uma exposição sobre o poeta e o Arquivo Américo Ribeiro, fotógrafo que no século XX que, na época, retratou a cidade melhor que ninguém.
Até na mais moderna e sofisticada artéria da cidade, a Avenida Luísa Todi, é possível encontrar autênticos recantos de aldeia. O passado está ao virar da esquina junto à Travessa da Porta Do Sol.

Nelson Jerónimo Rodrigues 2015-04-07

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora