À descoberta dos Sabores de Portugal

Por que comemos o que comemos? As raízes da nossa alimentação, do Minho ao Algarve

O Lifecooler dá esta semana início à publicação de uma série de artigos sobre os Sabores de Portugal. Trata-se de uma colecção sobre a gastronomia das várias regiões do país que terá a seguinte ordem de publicação:

Parte 1 - Minho (publicado)
Parte 2 - Trás-os-Montes e Alto Douro (publicado)
Parte 3 - Douro Litoral (publicado)
Parte 4 - Beira Litoral (publicado)
Parte 5 - Beira Interior (publicado)
Parte 6 - Ribatejo (publicado)
Parte 7 - Estremadura (publicado)
Parte 8 - Alentejo (publicado)
Parte 9 - Algarve (publicado)
Parte 10 - Madeira (publicado)
Parte 11 - Açores (publicado)


Apresentação

A série de artigos Sabores de Portugal organiza-se em torno da alimentação e seus sabores. Apreciar e partilhar os mesmos alimentos é um sinal de que se faz parte de um mesmo grupo. Os ingredientes e os sabores de cada região, assim como o modo de os confeccionar e a altura ou os momentos em que se comem, variam com os recursos da região e os calendários agrícola e religioso. Ainda hoje, alguns pratos só são elaborados e consumidos em certas épocas do ano.

Esta série de artigos assenta essencialmente num cruzar de rotas e de histórias que nos conduzem ao prazer da cozinha tipicamente portuguesa, às celebrações que esta propõe e sustém, e às raízes culturais de determinadas receitas. É, no fundo, uma mistura de ingredientes, um cozinhado de histórias.

O conteúdo está estruturado por regiões e começa por apresentar o contexto geográfico e cultural da região para depois entrar, detalhadamente, no roteiro de sabores. Aqui se discorre sobre os principais pratos típicos e doçaria da região, a maior parte saídos das cozinhas conventuais e solarengas, mas também sobre alguma da dieta alimentar da maioria da população que, com engenho e imaginação, filhos da escassez, criou uma culinária simples mas tantas vezes deliciosa.

Arriscámos ainda eleger as receitas mais consagradas ou emblemáticas da região, uma selecção obviamente subjectiva e por isso intitulada «A Nossa Escolha».

Aliando a gastronomia a outro grande prazer – a literatura – procurámos identificar os autores portugueses, e respectivas obras, que mais vivamente retrataram ambientes, vivências ou sentimentos ligados às regiões em causa e sua gastronomia, reunindo excertos e citações na secção «Letras à mesa».

Por fim, incluímos ainda duas secções úteis: uma agenda das principais feiras e eventos gastronómicos da região; e uma selecção de alguns dos melhores e mais representativos restaurantes regionais.


Retirado da publicação Sentir os Sabores de Portugal, uma edição Bial - Portela & Cia, SA, com concepção e produção da Sítios, SA / Lifecooler

Autores: Maria Alexandre Lousada e Maria Aurindo 2008-11-19

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora