Decorações de Natal

Do original ao genial

A tradição manda que no primeiro dia de Dezembro, as casas se vistam de luz e cor para receber um dos dias mais calorosos do ano. Bem sabemos que nem sempre é fácil cumprir à risca toda a cartilha da tradição natalícia, por isso propomos que este ano invista numa decoração diferente, original e realmente inesquecível.

Os símbolos de sempre

Quem fala em Natal, fala simultaneamente em árvore e presépio. Estes 2 símbolos, pagão e cristão, constituem os elementos centrais de qualquer decoração natalícia e por esse motivo, é importante enaltecer as suas qualidades com ideias originais. No caso do presépio, as figuras poderão vestir-se de materiais ousados e originais, como cascas de noz, garrafas de iogurte ou, e porque não, brinquedos das crianças lá de casa. Tudo depende da imaginação.

Já no caso da árvore de Natal, as opções além de imensas, podem ser o ponto de partida ideal para a restante decoração da noite da consoada. Por exemplo, se optar por um conceito mais chique, existem no mercado árvores de cores arrojadas, como o preto ou o vermelho.

Os enfeites que complementam a decoração também podem ser fruto da sua imaginação. Poderá, por exemplo, pegar em bolas, laços, estrelas e fitas que tenha utilizado em natais anteriores e mudar o seu revestimento, quer através de sprays coloridos, quer forrando com restos de tecidos.

Se quiser ainda subir mais um grau na imaginação, pode também trocar estes clássicos objectos por fotos de família ou doces e rebuçados. A pequenada vai adorar! Para quem, pura e simplesmente não aprecia as cores de Natal, nem os brilhos das estrelas, existem sempre ideias inovadoras como aquelas apresentadas aqui. Já imaginou criar uma árvore de post its?

Outros pormenores

Para quem vive em apartamentos, a graça de enfeitar jardins ou entradas, não é a mesma do que quem habita numa vivenda. De qualquer modo, deixe-se levar pelo espírito natalício e, nem que não seja pelos convidados ou até mesmo pelos vizinhos, aventure-se a dar um cheirinho de Natal fora de portas.

No caso das guirlandas, ou como quem diz as coroas natalícias, com algum tempo e perícia poderá trocar as facilidades oferecidas nos hipermercados, por uma feita à sua imagem e semelhança. Com ramos secos, arame, flores, bolas e fitas, a coisa fica garantida. Adicionar elementos originais, como uma foto de família ou uma frase engraçada é também uma opção válida.

Raquel Pereira 2009-12-23

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora