De Hummer pela Serra da Estrela

Em grande estilo e potência

A bordo de um Hummer H2 a serra da Estrela até lhe parece outra. Dê descanso ao seu carro e reveja os locais mais emblemáticos desta região.

Passeio com (a)tracção

À primeira vista estranha-se. Não é todos os dias que vê passar um todo-o-terreno como este. Mas o que ao princípio estranhou, cedo entranha e assim que puser a memória cinematográfica a funcionar vai aperceber-se que está diante de uma estrela de filmes e séries norte-americanos. Com os óculos escuros postos, saímos à descoberta das belezas naturais únicas que só a serra da Estrela pode oferecer.

Com partida do Hotel dos Carqueijais (mas também poderia ser dos Chalés de Montanha ou do Hotel Serra da Estrela) o primeiro motivo de interesse é-nos dado por uma placa à beira da estrada que indica a “Pedra do Urso”. Os geólogos baptizaram as rochas com nomes difíceis mas os pastores deram-lhes alcunhas imaginativas.

Nas Penhas da Saúde, nome que faz justiça à qualidade do ar que aqui se respira, fica o primeiro casario que vamos encontrar. O passeio também poderá começar aqui caso o hotel escolhido para a sua estadia seja o Serra da Estrela.

A EN 339 é uma das vias estruturantes deste passeio. Em Piornos, no entanto, vamos trocá-la pela 338 e seguir com destino a Manteigas. Aproveitamos o desvio para fazer a primeira paragem junto ao miradouro que se debruça sobra a Nave de Santo António, um milenar vale glaciar onde há 20 000 anos não havia nada para além de gelo.

Pela estrada fora…

A descer todos os santos ajudam e na serra ainda ajudam mais. Eis que no meio do nevoeiro que não deixa o sol respirar surge sorrateira em plena estrada uma vaca. Carlos Trindade, da Turistrela, quem tem por sorte e missão conduzir o Hummer, esclarece que é comum encontrarmos estes bovinos a lamber o alcatrão atraídos pelo sal colocado nas estradas para derreter a neve.

Refeitos do susto a próxima paragem é voluntária e a ideia é visitarmos o Covão da Ametade, um cenário mágico onde encontra bancos corridos e mesas de madeira a convidar ao piquenique nos meses mais quentes. Uma antiga lagoa de origem glaciar originou esta pequena planície onde corre ainda infantil o Zêzere. Concentre-se nesta beleza natural e esqueça por momentos o facto de as casas de banho se encontrarem encerradas e as churrasqueiras estarem cheias de lixo.

Paula Oliveira Silva 2011-11-30

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora