Lá por termos de apertar o cinto não significa que deixemos de respirar. Já se sabe que as melhores coisas da vida são grátis. E as outras têm desconto. Para que em 2012 possa planear os seus tempos de lazer e cultura sem que isso ponha em causa o minguante orçamento, fazemos a edição revista, actualizada e aumentada do universo das borlas, entradas livres, dias gratuitos, descontos, preços especiais e outros truques que lhe poupam a carteira mas enriquecem a sua vida social e cultural.
MUSEUS E CULTURA
Museus
Por enquanto ainda pode visitar gratuitamente os museus ao domingo de manhã (até às 14h) mas esta vantagem tem o fim anunciado. No entanto há museus com entrada livre permanente. Na área da Grande Lisboa, aponte visitas regulares e acompanhe as novas exposições, eventos e actividades do Museu Colecção Berardo, Casa Fernando Pessoa, MUDE – Museu do Design e da Moda, Museu da Electricidade, Casa das Histórias Paula Rego, Museu da Música Portuguesa e Museu do Mar Rei D. Carlos. No Porto, o Centro Português de Fotografia / Cadeia da Relação, além da entrada livre, tem visitas guiadas gratuitas. Também ainda nota do Museu da Imagem (Braga), Museu de História Natural (Porto), Aliança Underground Museum (Bairrada) e Museu da Chapelaria (S. João da Madeira), entre vários outros.
Bibliotecas e leituras
Há quanto tempo não vai à biblioteca? Para além de serem espaços privilegiados de leitura, pesquisa e entretenimento, muitas bibliotecas públicas mantém uma agenda regular de eventos, onde cabem lançamentos, apresentações, conversas, horas do conto para os mais pequenos, etc. Esteja atento às novidades e à programação das Bibliotecas Municipais de Lisboa, do Bibliotecas Municipais do Porto e Bibliotecas Municipais de Oeiras, só para mencionar algumas das mais activas. Para qualquer localidade, consulte a agenda da Rede Nacional das Bibliotecas Públicas.
Para uma vida cultural intensa, pode também acompanhar os lançamentos, apresentações e encontros que acontecem regularmente nas nossas livrarias. Ler no Chiado, na livraria Bertrand (a mais antiga do mundo), é um clássico e acontece uma vez por mês ao final da tarde. As maiores cadeias livreiras mantêm uma agenda de eventos, quase sempre gratuitos. Guarde os links directos para as agendas da Fnac, Bertrand, Almedina e Leya.
Um destaque especial para as Leituras no Mosteiro, no Porto, no Mosteiro de São Bento da Vitória. Quinzenalmente, às terças-feiras, pelas 21h, junte-se à congregação que aqui se reúne para a leitura de obras dramáticas.
Céu Coutinho 2011-12-28