PORTUGAL FAZ-LHE BEM

Cristal Praia Resort & Spa - Praia da Vieira

Mar e tudo-incluído

À boca do areal, em tudo-incluído, mergulhar nas raízes piscatórias do único resort com parque aquático em Portugal. Com o Pinhal de Leiria e a foz do Lis a um passo, tratar da saúde no spa, aproveitar o alojamento em villas típicas e não deixar de provar o famoso arroz de marisco.

Seria um belga campeão de pólo aquático, em 1950, a imaginar as férias tal como hoje são sonhadas em todo o mundo. Antecipando o futuro, Gerard Blitz inventou o tudo-incluído e abriu o primeiro resort, Club Mediterranée, na ilha de Maiorca, em Espanha. Tinha 38 anos e um sócio, Gilbert Trigano, com o qual partilhou sucesso imediato. Volvidas praticamente seis décadas, muitos investidores em alojamento turístico adoptaram e adaptaram o conceito do Club Med, baseado em preço único, diversão do amanhecer à noite, boa comida e bebidas gratuitas, desportos, piscinas e jogos de água, equipas de animação e espectáculos.

Villas que honram a tradição piscatória

A filosofia respira agora no Cristal Praia Resort & Spa, na Praia da Vieira, ao qual se chega por uma estrada que atravessa o Pinhal de Leiria desde a Marinha Grande. Ergue-se diante do Atlântico, à boca do areal, com a foz do Rio Lis a Norte, à distância de uma curta caminhada, e o coração da vila piscatória do lado contrário, logo fora de porta. Os preços começam em 95 euros por noite por pessoa (ao balcão, em single, época alta). Classificada com quatro estrelas, a unidade inaugurou em Maio de 2008 e partilha alguns espaços e serviços com o Hotel Cristal Vieira Praia & Spa, de três estrelas, que já existia. Neste, no entanto, não está disponível o tudo-incluído. A distinção entre hóspedes faz-se através do uso de uma pulseira específica.

Avançamos através da nova recepção, enriquecida com motivos florais e papel de parede de inspiração vintage. Através de uma fina parede em vidro, avista-se a impressão digital do resort: duas correntezas de villas revestidas a madeira que recriam as habitações típicas da Praia da Vieira. São uma explosão de originalidade, graças às coloridas listas verticais, como um jersey do futebol britânico. A decoração interior, simples, embora distinta, respeita o tom da fachada externa: vermelhos com vermelhos, azuis com azuis, amarelos com amarelos e assim por diante. De todas as janelas se beneficia do cuidado extremo colocado nos arranjos de jardim ao ar livre.

Tratar da saúde

Cláudio Garcia 2008-09-10

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora

Boa
Vida