Conhecer o Alqueva

Passeio de fim-de-semana à volta do maior lago da Europa

O Alentejo Central sofreu uma grande transformação. Onde antes havia secura, existe actualmente o maior lago artificial da Europa, um espelho de água com 250 km2. Braços de água e pontes extensas fazem agora a ligação entre povoações. Para este fim-de-semana o transporte escolhido foi o novo e ecológico Škoda Octavia, a companhia ideal para transportar a família e a mala do piquenique até às margens do Guadiana.

Recuar no tempo

O percurso começa em Monsaraz, importante praça de defesa do Grande Rio do Sul, o Guadiana. Esta vila medieval - com ruas de xisto e cal e lojas de artesanato que vendem barros e mantas - é hoje um importante miradouro sobre o Alqueva que coloriu de azul a paisagem.

No interior do burgo, duas são as ruas principais: a de Santiago e a do Castelo. Impõe-se no casario a Igreja Matriz de Santa Maria e no mesmo largo situam-se o pelourinho e os Antigos Paços da Audiência.

Junto às margens do Guadiana e acessível pela localidade do Telheiro está o Centro Náutico de Monsaraz com bar, parque de merendas e parque infantil. Ainda é cedo para o piquenique mas para esticar as pernas aos pequenos nunca é tarde...

A vila das chaminés

De Škoda Octavia agora até Mourão, vila fundada na margem esquerda e famosa pelas dezenas de chaminés mouriscas. A par com Monsaraz, o castelo medieval de Mourão foi uma importante sentinela do Guadiana. É possível subir à torre mais alta para ver as alterações da paisagem com a água da albufeira do Alqueva a chegar à vila.

De regresso à estrada, a próxima paragem é na nova Aldeia da Luz, já que a antiga povoação situada a cerca de um quilómetro do local ficou submersa com o avançar das águas da barragem. O Museu da Luz não deixa afundarem-se as memórias da primeira localização desta povoação. Vale a pena a visita.

À procura da Moura encantada

De caminho para a cidade de Moura, é de apreciar os cantos interiores da albufeira. Aconselhamos o desvio para a Estrela, uma povoação que, de repente, se vê à beira da água e cuja estrada deixou de ter saída. Aqui poderá encontrar o cenário para o piquenique em família.

2011-05-11

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora