Clubes de leitura

Entre no clube da partilha e do sonho

Há quem acredite que uma vida plena se alcança depois de se plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Antes de atingir tamanho feito, aproveite a Semana do Livro para mergulhar novamente nas páginas do seu romance de cabeceira, explorar a biblioteca da sua cidade ou partilhar ideias em clubes de leitura. Quem sabe se a sua vida também não daria um livro…

Tempos livres para o livro

Muito poucos se lembrarão do seu primeiro livro. Com grandes ilustrações e palavras inocentes, depois com mais páginas e aventuras, anos mais tarde a transbordar conhecimento na mochila e por estes dias são a verdadeira representação do prazer, do sonho e da evasão.

Os livros acompanham-nos desde a infância e é com eles que aprendemos grandes lições para a vida. Por estes dias, comemora-se o Dia do Livro e do Autor e que melhor argumento para revisitar a biblioteca lá de casa.

Antes de pegar no pano do pó, delicie-se a folhear livros que há anos não sentem as suas mãos e aproveite para reler pequenos trechos de obras que leu vezes sem conta e de outros que nunca tiveram o prazer de contar a sua história.

Viaje pelos heróicos Os Lusíadas e pelos intemporais Os Maias, faça uma paragem pelas poesias modernas ou pelos policiais britânicos, passando também por autores menos conhecidos, mas que por algum motivo atracaram na sua biblioteca.

Depois de se ver encurralado entre tanta história e verso, é hora de se organizar e quem sabe investir à séria numa biblioteca pessoal. Comece por organizar os livros por estilo, autor, tamanho e até mesmo importância. Separe também aqueles livros que indubitavelmente quer voltar a ler.

Por fim e sem mágoas, coloque numa zona aparte os livros que definitivamente não terão espaço na sua biblioteca e pense seriamente em entrar numa emocionante troca de livros. Organizam-se sazonalmente em bibliotecas e instituições culturais feiras do livro manuseado. Neste espaço, poderá dar novos donos aos seus livros e trazer para casa poesias novas e romances fresquinhos.

Depois, é transformar os tempos livres em tempos de livro, repleto de romance, suspense e conhecimento. Aproveite os trajectos em transportes públicos para devorar mais umas páginas, os jardins públicos para terminar mais um capítulo e as livrarias café para redescobrir novas aventuras.

Raquel Pereira 2009-04-22

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora