Na próxima vez que tiver algo de muito importante a dizer a alguém, não diga. Escreva. Para saborear melhor as palavras, nada como receber em mãos um telegrama. Sobretudo, se este for inteiramente escrito em chocolate belga da melhor qualidade...
Há ideias assim
O conceito ChocoTelegram nasceu na Holanda há cerca de 10 anos e, desde então, não parou de crescer. O segredo está no fascínio exercido sobre os consumidores, fascínio esse que se alastrou também já às empresas. Uma vez experimentando, já ninguém passa sem enviar umas palavrinhas doces de vez em quando, seja a um amigo, a uma paixão ou a um cliente. O impacto é garantido.
A marca expandiu-se já para a Bélgica, Reino Unido, Estados Unidos e, agora, chegou a Portugal. Seguem-se a Alemanha, Itália, e França. E estes são apenas os primeiros passos de um empreendimento cujo futuro se adivinha radioso. Afinal, trata-se de uma ideia de génio - e mais uma prova de que a criatividade humana é, realmente, ilimitada. Há anos sem conta que se oferecem postais e chocolates nas mais diversas ocasiões especiais. Por que não juntá-los?
Outro aspecto interessante desta iniciativa é a revitalização do "telegrama". Na era das telecomunicações, há um encanto redobrado em ouvir tocar a campainha e abrir a porta para receber, em mãos, as palavras que alguém não podia passar sem nos dizer.
Letra a letra
Vamos lá a saber então como é que isto se faz. É muito simples. Basta irmos ao site da ChocoTelegram em Portugal e começar por decidir se queremos enviar uma mensagens-tipo aí sugeridas ou construir uma mensagem personalizada. Se optarmos pela segunda, passamos à "fase do puzzle": é que estes chocotelegramas têm dimensões pré-definidas (8, 16, 24 ou 32 caracteres em linhas de 8), pelo que temos que adaptar as nossas palavras ao espaço disponível.
Para tal temos à nossa disposição um teclado virtual com letras e símbolos em chocolate de leite e espaços em chocolate branco. Uma boa gestão dos símbolos (um coração, uma árvore de natal, um smiley, etc.) e dos quadradinhos brancos permite-nos encaixar a mensagem na embalagem escolhida. Que pode ser aberta, fechada ou em madeira. Qualquer uma é acondicionada em perfeitas condições de conservação. Imagine que no Verão as caixas de transporte são complementadas com saquinhos de gelo, para garantir que a mensagem chega ao destino intacta.
E pronto. O pagamento faz-se por multibanco, de preferência com alguns dias de antecedência, para garantir a data e a hora de entrega escolhidas. Mas também há taxas de urgência previstas para aqueles que deixam tudo para a última hora! O chocotelegrama mais barato custa pouco mais de 10€. Mas o impacto obtido com um gesto destes não tem preço.
Contactos:
Sweets "4" U
Rua Pé de Mouro
Centro Empresarial Lusoworld
Armazém 37
Linhó
2710-335 SINTRA
Tel.: 219 246 644
Fax: 219 244 895
E-mail: info@chocotelegram.com.pt
Url: www.chocotelegram.com.pt
Fotos: © Sweets "4" U
Ana Marta Ramos 2006-05-31