Centros de BTT das Aldeias do Xisto

Adrenalina, montanha e património.

São os primeiros no país e recomendam-se. Os Centros de BTT das Aldeias do Xisto propõem 15 trilhos, com quatro graus de exigência, o que adequa a todos os praticantes, do iniciado ao mais experiente. Os postos de acolhimento – em Lousã, Ferraria de S. João e Gondramaz – disponibilizam balneários, estacionamento e estação de serviço para bicicletas, com lavagem, ar e oficina, sempre em regime de self-service. Localizados no distrito de Coimbra, em pleno Pinhal Interior, os Centros de BTT das Aldeias do Xisto são o passaporte para uma viagem de diversão em estado puro, com vistas panorâmicas, ribeiras e fragas, montanhas, praias fluviais e antigos caminhos de pastoreio.

Gostos para todos

Os trilhos são do tipo cross country, down hill e free ride, sinalizados de acordo com as convenções internacionais, incluindo no que respeita ao grau de dificuldade: verde, azul, vermelho e preto, do fácil ao difícil.

Em Ferraria de S. João, concelho de Penela, o percurso mais simples contempla 3,8 km e é ideal para um passeio tranquilo, talvez em família. Outros três crescem em requisitos técnicos e extensão, tocando destinos como o vale da Ribeira de Ferrarias, Fragas da Lagoa, Campêlo ou S. João do Deserto. O mais longo sugere uma jornada completa em ambiente de montanha, permitindo banhos nas praias fluviais de Ana de Aviz ou Fragas de S. Simão.

A partir de Gondramaz (Miranda do Corvo) é a descer, enquanto a adrenalina sobe. Existem quatro trilhos de downhill e um quinto, free-ride, com aproximadamente nove quilómetros cheios de emoção. As rotas propostas pelo Centro de BTT da Lousã, também cinco, beneficiam do cenário majestoso da Serra da Lousã, com miradouros inesquecíveis e descidas de cortar a respiração. Recuperam antigos caminhos de pastoreio perdidos no alto e, numa escolha feliz, cruzam as povoações de Chiqueiro, Talasnal, Vaqueirinho, Catarredor, Candal e Cerdeira.

Cláudio Garcia 2009-09-23

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora