Centro Litoral

Praia, castelos e mosteiro

A meio caminho entre Lisboa e Porto, Leiria acolhe o visitante com um bem conservado e dinâmico centro histórico. O castelo medieval, que remonta ao início do século XII, oferece cénicas perspetivas sobre a cidade implantada à beira do rio Lis. A Sé Catedral de fachada barroca, os renovados Teatro José Lúcio da Silva e Museu de Leiria e o curioso Moinho de papel, são pontos de vista obrigatória. Em Pombal, não deixe de visitar o castelo edificado em 1171, classificado como Monumento Nacional. O Mosteiro de Santa Maria em Alcobaça, fundado no século XII pela ordem de Cister e classificado como Património Mundial da Unesco, é merecedor de visita atenta e demorada, nomeadamente para apreciar a monumental arquitetura com elementos românicos, góticos e barrocos e conhecer a maior igreja do país. Famosa pela sua tradição termal e cerâmica, Caldas da Rainha tem no histórico Parque D. Carlos I um dos seus principais cartões de visita (acolhe o edifício do antigo hospital termal e o Museu de José Malhoa). Os museus e monumentos, as tradições populares, um afamado mercado diário de frutas e verduras e a faixa litoral (Foz do Arelho), constituem o essencial dos seus atrativos.
 
Pratos Típicos
Influenciada pelo mar e pela serra, a gastronomia da região de Leiria sugere ao visitante uma ampla escolha de sabores e receitas. Uma das especialidades mais características são as morcelas de arroz, servidas como entrada. Outra iguaria popular, celebrada num festival anual, é o chícharo, uma rica leguminosa usada como ingrediente em diversas confeções e como acompanhamento, por exemplo, do bacalhau assado que também é famoso com batatas a murro. As caldeiradas e os arrozes de marisco são típicos das localidades costeiras. Da serra de Aire e Candeeiros vem o cabrito serrano, alimentado a ervas silvestres e de sabor inconfundível. As migas com carne e o frango na púcara de Alcobaça são referências imperdíveis.

Em destaque
Bacalhau Assado com Batatas a Murro
É numa das mais afamadas receitas de bacalhau e a sua origem está ligada à tradição dos lagares de azeite. A curiosidade das batatas a murro (o “murro” é uma pancada que se dá na batata a meio da assadura) foi provavelmente inventada pelos trabalhadores rurais que assim conseguiam uma batata a preceito para ensopar no azeite, aproveitando o precioso líquido.
 
Migas com Carne
Confecionadas com couve, nabiça ou grelos, as migas são o acompanhamento ideal para a carne de porco.

Caldeirada do Mar
Típicas das zonas marítimas e ribeirinhas, as caldeiradas são dos pratos mais típicos da costa portuguesa. As receitas variam e os peixes usados também. Tamboril, safio, raia, amêijoa e sardinha são frequentes por aqui.

Veja aqui os restaurantes onde poderá experimentar estes pratos regionais
 
DOPs
Maçã de Alcobaça IGP
Com a chegada dos monges de Claraval a Alcobaça, no início do século XII, teve início o cultivo da maça na região. Muito apreciada pelo seu perfume e doçura, a Maçã de Alcobaça apresenta-se em diferentes variedades (Casa Nova, Golden Delicious, Red Delicious, Royal Gala, Fuji, Granny smith, Jonagold, Reineta e Pink), todas elas sumarentas e de sabor característico.
Área de produção: Alcobaça, Nazaré, Óbidos, Caldas das Rainha e Porto de Mós (concelhos iniciais de produção) e ainda Batalha, Bombarral, Cadaval, Leiria, Lourinhã, Marinha Grande, Peniche, Rio Maior e Torres Vedras.
 
Azeites do Ribatejo DOP
Obtidos a partir de azeitonas das variedades Galega, Lentisca e Cobrançosa, os Azeites do Ribatejo caracterizam-se pela baixa acidez e são complemento fundamental da cozinha local, usados no tempero e confeção de diversos pratos. Frutados, ligeiramente espessos, são muito apreciados e de qualidade reconhecida.
Área de produção: Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Alvaiázere, Azambuja, Cartaxo, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Gavião, Golegã, Mação, Ourém, Pombal, Porto de Mós, Santarém, Sardoal, Tomar, Vila de Rei, Vila Nova da Barquinha e Torres Novas. 

Pera Rocha do Oeste DOP
Exclusivamente portuguesa, a Pera Rocha do Oeste DOP é produzida na costa central oeste de Portugal e exportada e apreciada em vários países (Reino Unido, Rússia, Brasil, Irlanda, França, Canadá, Espanha, entre outros). Com excelente capacidade de conservação, distingue-se pela cor, sabor e textura reconhecíveis, sendo suculenta, pouco ácida e de aroma acentuado.
Área de produção:  Sintra, Mafra, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço, Alenquer, Vila Franca de Xira, Azambuja, Torres Vedras, Cartaxo, Lourinhã, Bombarral, Cadaval, Santarém, Rio Maior, Peniche, Óbidos, Caldas da Rainha, Torres Novas, Alcanena, Alcobaça, Nazaré, Porto de Mós, Batalha, Tomar, Ferreira do Zêzere, Vila Nova de Ourém, Leiria, Marinha Grande e Pombal.
 
Queijo Rabaçal – DOP
Apreciado como entrada ou sobremesa, o Queijo Rabaçal (nome proveniente da vila do Rabaçal, concelho de Penela) é um queijo curado, de fabrico artesanal, de pasta semidura a dura. O teor mínimo de gordura é de 45%.
Área de produção: algumas freguesias dos concelhos de Condeixa-a-Nova, Penela, Soure, Alvaiázere, Ansião e Pombal.




Veja aqui os restaurantes onde poderá experimentar estes pratos regionais

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora