Casa do Design - Matosinhos

O piso superior do Mercado Municipal de Matosinhos acolhe, desde julho de 2014, uma incubadora de empresas de design.
A Casa do Design faz parte do projeto Quadra que pretende posicionar Matosinhos na vanguarda da criatividade e da inovação.
Por reunir protagonistas de cem anos do design português, é considerada a mostra mais ambiciosa da EXD´15.
Produzida pela ESAD e comissariada por José Bártolo, estará patente até 12 de Março de 2016.
No âmbito da Experimentadesign´15, a Casa do Design acolhe, a partir de 12 novembro, a exposição “Desejo, tensão, transição – Percursos do Design Português”.
A nova reorientação acentua a vocação para a área do Design, numa parceria entre o Município e a ESAD, que será responsável pela programação.
É no concelho de Matosinhos que se localiza uma das escolas de referência de Design em Portugal. A ESAD – Escola Superior de Artes e Design é a responsável pelo novo projeto da Casa do Design.
Para o novo equipamento, o acesso ao espaço expositivo foi transformado, tendo sido criada uma ampla escadaria e uma praça frontal.
Casa do Design é a nova designação da Galeria Nave, integrada nos Paços do Concelho de Matosinhos, projeto do arquiteto Alcino Soutinho.
A galeria ocupa, desde 1988, o amplo espaço da garagem (nunca utilizado enquanto tal) que tem acolhido diversas exposições de grande relevo.
O antigo edifício da CGD da Rua de Brito Capelo deverá futuramente acolher a Quadra-Investigação (espaço para exposições, residências, formação, concept store e cafetaria). FOTOS: Francisco Teixeira/Câmara Municipal de Matosinhos

...

Casa do Design - Francisco Teixeira/Câmara Municipal de Matosinhos 2015-11-04

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora