Casa do Conto - arts and residence

Todos os tetos têm um lugar de destaque neste projeto. O ponto alto está na claraboia que ilumina as escadas, convidando-nos a olhar o céu.
Logo na receção, há revistas de arquitetura e design a mostrar qual o tema dominante. As paredes acolhem uma exposição temporária de fotografia, de Luís Palma.
Neta de um antiquário, a proprietária deu novo uso a este espelho que remonta, como a casa, ao século XIX.
As palavras interpelam-nos do teto, mas há mais sinais que nos remetem para o universo literário. As portadas das janelas da escada comportam-se como folhas de livros.
Não é apenas a escrita que torna cada suite única. Pode haver varandas, tanto interiores como exteriores, assim com kitchenette, depende das preferências.
Vista das traseiras, a cidade mostra o seu encruzilhado, numa teia de contrastes. Haja bom tempo e não faltarão detalhes para descobrir com um olhar cuidado.
Na sala de estar misturam-se peças de mobiliário do século XIX, que remontam à altura de construção, com outras mais recentes, de design vintage, da coleção do conhecido antiquário Raul Sousa.
Na sala pequenos-almoços, contígua ao jardim, há azulejos da construção original. A proprietária, Alexandra Grande, desenhou as mesas de forma a dar-lhes novo uso.
A Igreja de Cedofeita destaca-se nas janelas. No lado da fachada principal corre a Rua da Boavista, antes de chegar à rotunda homónima, já depois de se alargar em avenida.
O jardim estende-se retangular nas traseiras, com as paredes toscas de granito a oferecerem proteção do fervilhar da cidade.
A antiga guarda de ferro resistiu ao fogo, protegendo a descida para o jardim. Aqui, se o tempo não estiver de feição, há um recanto abrigado à saída da sala dos pequenos-almoços.
Aqui e ali há memórias que foram preservadas e nos remetem para velhas serventias. O poço antigo ainda resiste, a contrastar com o colorido das almofadas.

A casa inscrita

T. Alda Rocha | F. 1, 5, 6, 7 e 8 Casa do Conto; 2, 3, 4, 9, 10, 11 e 12 Alda Rocha 2012-08-22

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora