As visitas, passeios e até caminhadas em horário noturno são cada vez menos uma raridade. No que se refere a exposições, já ganhou fama a Noite Europeia dos Museus, para além de outras ocasiões em que diversas instituições estendem o seu horário para lá do normal. Menos habitual será percorrer uma mata encantada durante a noite, à cata de morcegos ou pirilampos, descer aos confins da Regaleira a horas impróprias, conhecer as gravuras rupestres de Foz Côa de lanterna em punho ou descobrir os segredos da Tapada de Mafra em noites de lua cheia ou, imagine só, em visitas ao amanhecer. Vá de noite, que também é dia.
Regaleira subterrânea
A Quinta da Regaleira realiza, em parceria com a Associação de Espeleólogos de Sintra, visitas temáticas noturnas designadas por “Regaleira Subterrânea”. O programa da visita inclui uma abordagem sobre o património cavernícola e natural da Regaleira, o clima interior das grutas e a fauna, com destaque para os morcegos. São identificadas espécies, comportamentos e ameaças que enfrentam estes mamíferos voadores.
Estas visitas realizam-se nos últimos sábados de cada mês, desde que haja um número mínimo de inscritos (10 pessoas). Para grupos, mediante pedido, poderão ser organizadas noutras datas.
Informações e reservas:
www.cultursintra.pt
Mata Nacional do Buçaco
Buçaco ao luar é o nome do programa que engloba todos os passeios, visitas e atividades noturnas que acontecem na Mata Nacional do Buçaco, um autêntico santuário natural com muito para descobrir.
A decorrer a partir de Maio, a programação para notívagos neste bosque encantado inclui passeios em noites de lua cheia, observação de pirilampos, noites com morcegos, entre outros. Fique atento às novidades
Informações e reservas:
www.fmb.pt
Céu Coutinho 2012-01-11