Dos passeios ao virar da esquina até às viagens ao fim do mundo
“Ponto de encontro. Ponto de partida” é o lema da 26ª edição da BTL, a feira de turismo mais importante do nosso país que se realiza entre 2 e 6 de março, primeiro só para profissionais e a partir de sexta-feira para o público em geral. Este ano há mais de 1000 expositores, entre alojamentos, agências de viagens, companhias aéreas ou de cruzeiros, regiões de turismo e muito mais. Procura ideias para o próximo passeio ou viagem? Vá espreitar Portugal e o Mundo na FIL.
A importância do turismo em Portugal não pára de crescer e isso reflete-se na BTL, a Feira Internacional de Turismo que, nesta edição, ocupa três pavilhões e uma área multiusos, além das zonas exteriores da FIL, no Parque das Nações, em Lisboa. No total são cerca de 34.000 metros quadrados que se preparam para receber mais de 72 mil visitantes durante cinco dias, de 2 a 6 de março.
Os destinos nacionais vão estar em destaque no primeiro pavilhão, ocupado pelas várias entidades e regiões de turismo do país. É o caso do Algarve, o destino convidado deste ano, com um stand de 900 metros quadrados onde marcam presença 15 municípios, 26 unidades hoteleiras e agências de viagens da região. Quem passar por lá, poderá encontrar, por exemplo, sessões de show cooking e degustações de produtos regionais, provas de vinhos, atuações musicais e apresentações de novos projetos, como um livro infantil e duas aplicações móveis. Haverá ainda uma tômbola da sorte que premiará os vencedores com vouchers de alojamento e experiências.
O maior stand da feira é, no entanto, o do Turismo do Alentejo/Ribatejo, com uma área superior a 1000 metros quadrados. Entre as iniciativas organizadas pela Entidade Regional de Turismo destacam-se o lançamento do guia “TransAlentejo Percursos Pedestres do Alqueva” e as apresentações de novas rotas e roteiros, além de uma campanha de marketing que convidará os portugueses a visitar a região. As habituais ações culturais e degustações também serão uma constante no stand.
Como sempre, os Açores apostam forte na BTL e, para isso, contam com a presença de mais de 30 entidades e parceiros. Estes irão apresentar, por exemplo, alguns dos próximos grandes eventos do arquipélago (como o festival TREMOR, o Walk & Talk ou o 10FEST), além de degustações de produtos regionais e animações musicais com artistas açorianos. Junto ao stand estará também um simulador do Azores Airlines Rally e um bote baleeiro.
De Miranda do Corvo ao Brasil
O Pavilhão 2 foi destinado aos alojamentos, equipamentos e serviços para hotelaria, municípios, associações e gastronomia. Entre as autarquias que participam pela primeira vez no evento, encontra-se Miranda do Corvo, que aposta na promoção do património natural, histórico e gastronómico do concelho. Nesse sentido, irá realizar degustações de produtos da Rota da Chanfana (como chanfana, vinho e jeropiga), atividades de animação cultural e um passeio pela BTL do Grupo de Gaiteiros SENTAGAITA e de várias personagens históricas, associadas à criação da chanfana. Entre os stands deste pavilhão está também o do INATEL, onde serão apresentados novos programas de viagens (nacionais e internacionais) e uma campanha promocional para novos sócios.
Já o Pavilhão 3 foi atribuído aos destinos internacionais, distribuição, transportes e animações. Este ano, o Brasil é o país convidado, contando com uma área de 312 metros quadrados com presença confirmada de quase todos os estados brasileiros. São os casos da Bahia, Amazonas, Ceará e Rio Grande do Norte, presentes no evento pela primeira vez. Incontornável é o destaque oferecido aos Jogos Olímpicos, realizados no Rio de Janeiro (e outras quatro cidades que recebem a competição de futebol) durante o mês de agosto. Ao Brasil juntam-se mais 35 destinos internacionais, sobressaindo as estreias do Japão e da Macedónia.
Emprego e festivais
Como habitualmente, a BTL também organiza ou está associada a várias iniciativas paralelas, caso de uma feira de emprego no Pavilhão Multiusos, com uma bolsa de oportunidades no setor do turismo. Outro exemplo é a parceria com o TalkFest (International Music Festivals Forum), que realiza a sua 5ª Edição no Centro de Reuniões da FIL. Do programa deste festival destaca-se a conferência BTL, que discutirá a importância dos festivais de música para o turismo em Portugal.
Os primeiros três dias da BTL estão reservados aos profissionais do setor, das 10 às 18 horas, mas o público em geral já poderá visitar a feira na sexta-feira, entre as 18 e as 23 horas. No fim de semana as portas encerram à mesma hora mas estarão abertas desde o meio-dia. Os bilhetes custam 10€ para os profissionais e 5€ para o público em geral, havendo descontos de 50% para portadores do cartão jovem, seniores (maiores de 65 anos) e visitantes entre os 11 e os 14 anos. Conheça aqui o programa completo da 26ª edição.
Nelson Jerónimo Rodrigues 2016-03-02