Muitas vezes mais vale só que mal acompanhado. Ninguém lhe diz que abdique do mundo para sempre, mas livre-se durante umas horas, do namorado (se o tiver), dos amigos barulhentos ou das crianças irrequietas e vá ver o resultado. Conjugue os verbos na primeira pessoa. Nós dizemos-lhe como.
Mime-se
Se for domingo de manhã e estiver sozinho em casa, junte o útil ao agradável e transforme o seu duche matinal numa sessão de relaxamento. Um banho de espuma pode tornar-se numa experiência única e transformar um domingo que se antecipava como chato num dia a repetir. Como? É uma questão de saber quais os truques: velas aromáticas, sais de espuma e gotas de óleos essenciais. O seu corpo agradece. E há pelo menos vinte lojas no país que podem ajudá-lo a transformar a sua casa de banho num spa.
Continuando na onda saudável, se nunca conseguiu convencer os seus amigos a experimentar um mercado biológico e acaba sempre por ir por arrasto empanturrar-se no Mac Donald’s mais próximo, aproveite esse fim-de-semana em que está sozinho para abastecer os armários lá de casa com produtos saudáveis. Há vários mercados biológicos no país. E já que está com a mão na massa, porque não cozinhar só para si aquilo que mais gosta?
O mundo para além do seu sofá…
Já conhece o bookcrossing? Para os amantes da leitura é a fórmula certa para um fim-de-semana bem passado. Não só põe a leitura em dia, como acaba por conhecer locais da sua cidade que possivelmente não conheceria de outra forma.
Eis como funciona. Primeiro, consulte on-line a lista nacional de Crossing Zones e escolha o local que mais lhe interessa. Quem sabe onde o bookcrossing o levará… Depois é só sentar-se confortavelmente com o seu livro numa esplanada ao sol com vista para a cidade e desfrutar o momento de silêncio sem ser interrompido.
Farto de tentar convencer alguém a acompanhá-lo numa aula de guitarra ou fotografia? E quem diz que precisa? Faça as aulas na mesma. Aprenda as notas da sua música preferida, eternize as paisagens que mais gosta ou fotografe-se a si próprio.
Para fazer desporto também não precisa de companhia, só força de vontade. Calce os ténis e ponha-se em forma. Poderá correr na passadeira ou, quem sabe, participar em aulas de step. Escolha a sua modalidade preferida.
Se tem um estilo mais calmo, opte por actividades zen como Yoga, Taichi, Chi Kung ou Pilates.
A sua forma física vai mudar e quando o desporto passar a fazer parte da sua rotina vai ver que encontra muito mais energia para todas aquelas coisas que passa a vida a adiar...
Mara Cavém 2010-02-03