Bela Vista Hotel & Spa – Portimão

Pessoal e intransmissível

Bela Vista Hotel & Spa Relais & Chateaux – Portimão

Para lá da construção massiva da Praia da Rocha resiste ainda um pequeno palacete do século XIX, um dos primeiros hoteis do Algarve. O luxo e a exclusividade fazem dele um cinco estrelas mas é o carácter singular que o torna especial…

A encosta que serve de ninho ao Bela Vista não podia ter uma localização mais bipolar. Defronte para o palacete domina a agitação típica das marginais algarvias, com discotecas a jorrar decibéis e bares ingleses a passar futebol, enquanto nas suas costas estende-se toda a tranquilidade do Atlântico e um bonito cenário que explica o porquê do nome do hotel. 

Ao centro fica o edifício, construído em 1918 com linhas faustosas mas românticas e onde até nem falta uma elegante torre coroada com vitrais que poderia muito bem ter sido o refúgio de uma princesa. Não foi o caso, mas ainda serviu de retiro a famílias endinheiradas e estadistas estrangeiros, bem como palco de inúmeras festas que juntaram a nata da sociedade portuguesa. 

Só que as três estrelas do antigo hotel já não brilhavam tanto quanto o seu passado glorioso por isso os atuais proprietários decidiram devolver-lhe o esplendor de outrora. Foram precisos 14 meses de obras (e sete milhões de euros), mas em boa hora o fizeram porque o espaço é agora uma das referências hoteleiras do Algarve.

Uma epopeia antes do santo descanso 

À entrada do palacete sobressai uma imponente escadaria em madeira exótica e o secular painel em azulejos que a acompanha, com imagens dos Lusíadas. E assim, enquanto subimos para os quartos vamos visualizando, degrau a degrau, cada um dos momentos históricos que compõem a epopeia portuguesa. 

Os azulejos voltam a estar presentes nos quartos, não só ao redor das paredes mas sobretudo nos painéis colocados sob a cabeceira da cama, com imagens de santos. O nosso sono foi abençoado por Santo António, mas cada um dos restantes 10 quartos deste edifício tem um protetor diferente. Exclusividade é isto mesmo. 

Apesar do tom clássico dos aposentos, a decoradora do hotel – Graça Viterbo – fez questão de introduzir vários elementos mais contemporâneos, como os candeeiros e algum mobiliário, dando o mote para o resto do hotel: elegante, sim senhor, mas também moderno e vanguardista q.b. 

Da Casa Azul à piscina 

Aos 11 quartos do palacete junta-se ainda outros sete da Casa Azul (um pequeno edifício independente) e os 20 da nova ala, de arquitetura mais moderna, chamada Bela Vista Jardim. E aqui todos os quartos têm terraço ou jardim, além da vista para o oceano que é uma constante em cada recanto deste cinco estrelas. 

No total, o complexo oferece agora 38 quartos e suites, com estéticas e personalidades diferentes mas também com vários elementos comuns. A começar pelas cores que privilegiam o branco, o azul e o amarelo, bem ao jeito de um lifestyle hotel inspirado na praia e no mar. 

O edifício mais recente alberga também duas salas de reuniões e o spa, assinado pela prestigiada marca L`Occitane. Este conta com salas de tratamento, sauna, hammam e jacuzzi com luz natural. Um regalo para o corpo e para a alma

No extremo oposto desta ala fica a piscina, o espaço mais procurado do Bela Vista durante os dias de calor, com um deck em madeira rodeado de palmeiras e camas brancas, embaladas ao som de música chill out. 

Os hóspedes do hotel até têm um acesso privado para a praia e um toldo exclusivo no areal no Beach Club Bela Vista mas a verdade é que a maioria prefere refugiar-se ali mesmo e aproveitar os luxos do local. 

Um deles é Pool Bar que tanto pode servir uma taça de champanhe como uma espetada de frutas ou até mesmo uma refeição rápida. Aqui o ambiente é totalmente descontraído, enquanto no bar situado no interior do palacete, decorado com ladrilhos coloridos, o tom é um pouco mais formal e trendy.

 

Bela Vista Hotel & Spa - Relais & Chateaux

Morada: Av. Tomás Cabreira Praia Da Rocha, 8500-802 Portimão
Telf.: 282 460 280
www.hotelbelavista.net

Distância de Lisboa: 270 Km
Percurso recomendado: A2, A22
Custo das portagens: 42.48€

Distância do Porto: 540 Km
Percurso recomendado: A1, A13, A2, A22
Custos das portagens: 85.37€

 

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora