Beijos cinematográficos que fizeram história

Modern Times (1936) - Paulette Goddard e Charlie Chaplin fazem par romântico nesta sátira ao mundo moderno. De destacar o beijo entre os dois e a câmara a fechar-se em íris para o enquadrar.
E tudo o vento levou (1939) - E o Vento Levou... Tudo menos o beijo histórico trocado entre Viven Leigh e Clark Gable, num filme intemporal assinado por Victor Fleming.
Casablanca (1942) - “Kiss me as if it was the last time...” Ingrid Bergman pede e Humphrey Bogart acede, num filme de Michael Curtiz que marcou para sempre o cinema: Casablanca.
Até à Eternidade (1953) – Um beijo proibido trocado entre Burt Lancaster e Deborah Kerr no romance realizado por Fred Zinnemann.
A Dama e o Vagabundo (1955) – Era uma vez um rafeiro e uma cocker. E era uma vez um prato de esparguete. Um dos beijos mais famosos de sempre acontece neste clássico da Disney.
Boneca de Luxo (1961) - Audrey Hepburn e George Peppard trocam um beijo à chuva na cena final do clássico Boneca de Luxo, de Blake Edwards.
Jules e Jim (1962) – “O seu primeiro beijo durou a noite toda”. É assim que o narrador do filme de François Truffaut se refere ao beijo de Jeanne Moreau e Henri Serre.
Os Chapéus de Chuva de Cherburgo (1964) – Uma Catherine Deneuve muito nova apaixona-se por Nino Castelnuovo e Jacques Demy captura um dos beijos mais coloridos do cinema.
E.T.: The Extra-Terrestrial (1982) – Foi o primeiro beijo de Drew Barrymore no grande ecrã. E foi Spielberg quem o filmou.
Indiana Jones and the Last Crusade (1989) - Alison Doody repreende Harrison Ford “How dare you kiss me?”, segundos antes de o beijar furiosamente… Spielberg registou o momento.
Ghost (1990) – Um beijo fantasmagórico trocado entre Patrick Swaize e Demi Moore. Menos assustador do que o trocado por ela e Whoppi Golberg. Um filme dirigido por Jerry Zucker.
O Meu Primeiro Beijo (1991) – O nome diz tudo. Macaulay Culkin e Anna Chlumsky protagonizam o primeiro beijo de duas crianças num filme de Howard Zieff.
Mulholland Dr. (2001) – Nada é concreto neste filme, ou não fosse assinado por Lynch. Mas uma coisa é certa: o beijo entre Naomi Watts e Laura Harring fica para a história.
My Blueberry Nights (2007) - Jude Law e Norah Jones beijam-se lentamente deitados sobre o balcão de um café. Um beijo do avesso filmado por Kar Wai Wong.

À chuva, à moda antiga, à francesa, com ou sem prelúdio, na boca ou no nariz, há na história de cinema beijos que nos cortam a respiração. Na semana em que se celebra o Dia do Beijo, recorde alguns deles.

Andreia Melo 2009-04-15

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora