Alqueva e Cia
A verdade é que muito antes de tomar a decisão política de construir uma reserva de água com a desproporcionalidade do Alqueva, o maior lago artificial da Europa, ao longo dos anos 40, 50 e 60 o Alentejo foi sendo dotado de algumas reserva estratégicas de água.
De norte a sul da planície, construíram-se várias barragens de pequena e média dimensão, a grande maioria delas apenas com finalidades agrícolas e abastecimento industrial.
A maioria são de paredões toscos, onde milhões de toneladas de pedras empilhadas em pirâmide se acumulam numa massa compacta para reter o líquido precioso. Pode até nem parecer, mas de norte a sul do Alentejo existem mais de 20 barragens de pequena e média dimensão, que asseguram precisamente as necessidades hidrológicas da terra, para não falar de muitas herdades que possuem pequenos embalses que muitas vezes nem vêm nos mapas.
Da barragem do Maranhão em Avis, ou a vizinha Montargil, até chegar quase ao Algarve na represa de Santa Clara, ainda se toma banho, fazem-se piqueniques, anda-se de barco e tira-se partido de lugares com muito encanto com vastos espelhos de água. E desta vez aconselhamos um bonito passeio entre Alcácer do Sal e Ferreira do Alentejo, visitamos três albufeiras cheias de charme.
Barragem do Pêgo do Altar
É velhinha, precisamente do longínquo ano de 1949. Com uma albufeira de 876 ha, ocupa uma área considerável lá para as bandas de Santa Susana. Desde Alcácer do Sal, são 13 quilómetros por uma estrada de bom asfalto, apesar de sinuosa, que entre suaves colinas e cabeços dá um cheirinho do que é o Alentejo.
Uma vez chegado junto do paredão, não se surpreenda se encontrar no parque de estacionamento uma vasta comunidade de reformados alemães, holandeses e ingleses, que do conforto das suas auto-caravanas ali permanecem uns dias primaveris, enquanto o calor é suportável para esta rapaziada do norte da Europa.
Infelizmente daqui, a estrada não acompanha a margem mas do lado sul, ainda há sombra e espaço suficiente para se fazerem uns agradáveis piqueniques e, se lhe apetecer, um mergulho junto a uma pequena reentrância que forma uma enseada.
N'Dalo Rocha 2004-05-25