Baixo Minho

Fé, fundação e tradições vivas

Braga cativa-nos com uma sábia mistura entre o antigo e o moderno, o sagrado e o profano. “Mais velha que a Sé de Braga” é adágio que atesta a antiguidade da catedral e da cidade. Mas as artérias da «cidade dos arcebispos» ou «Roma portuguesa», vibram de vida e movimento, com uma população jovem e estudantil. Com concentração de monumentos, entre praças, igrejas, museus e palácios, considerada o ex libris do barroco em Portugal, a cidade é coroada pelo Santuário do Bom Jesus do Monte, onde se vai «ver Braga por um canudo».
A exemplaridade da harmonia e reabilitação do centro histórico de Guimarães valeram-lhe a consagração pela Unesco como Património da Humanidade (2001). Cidade-berço que conta a história da fundação de Portugal e de D. Afonso Henriques, mantém um notável conjunto patrimonial.
Barcelos, na margem direita do Cávado, guarda um dos maiores símbolos da portugalidade. Em sua homenagem, a torre medieval acolhe, desde 2013, o Centro de Interpretação do Galo e da Cidade de Barcelos.
Museus de reconhecido valor é o que não falta em Famalicão, terra ligada a Camilo Castelo Branco, cuja casa-museu em S. Miguel de Seide mantém viva a memória do autor.
 

Pratos Típicos
A restauração minhota é uma das mais ricas do país, reflexo de uma tradição gastronómica arreigada, praticada com dedicação e devoção. Do rol de pratos a que a região deu nome, talvez não haja outro tão famoso quanto o Bacalhau à moda do Minho. Brilham ainda os rojões, as papas de sarrabulho, o arroz de pato, a vitela à minhota, o arroz pica no chão (cabidela), as afamadas frigideiras e o caldo verde com broa de milho. O galo assado à moda de Barcelos é a estrela gastronómica desta cidade profundamente minhota que conta uma lenda famosa. Em terras vimaranenses as mesas misturam sabiamente as tradições ancestrais com a irreverências dos novos chefes. Famalicão orgulha-se do seu património gastronómico, apostando na sua valorização e divulgação, dando a conhecer pratos de bacalhau e cabrito, entre outros.

Em destaque:
Bacalhau à moda do Minho
O bacalhau à minhota é, sem dúvida, um dos emblemas gastronómicos da região, autêntico cartão de visita da cozinha local e muito apreciado em todo o país.

Rojões à Minhota
Uma das especialidades mais típicas da gastronomia do Minho, os rojões nascem do aproveitamento das partes mais nobres do porco, carne com presença fundamental nas mesas da região.

Vitela à Minhota
A excelência da carne faz da vitela assada à minhota uma iguaria indispensável nas mesas regionais.

Veja aqui os restaurantes onde poderá experimentar estes pratos regionais.​

DOPs
Cabrito das Terras Altas do Minho – IGP
Carne proveniente de animais das raças Bravia e Serrana e dos seus cruzamentos, originárias das montanhas do Alto Minho e do noroeste de Trás-os-Montes.
Área de produção: distrito de Viana do Castelo e parte dos distritos de Braga, Vila Real e do Porto.

EVENTOS

Braga Barroca
Uma viagem ao período áureo do Barroco em Braga, ou seja, aos séculos XVII/XVIII. A programação integra visitas guiadas, workshops, concertos e encenações. Do Palácio dos Biscainhos ao Arco da Porta Nova, das igrejas e praças às ruas e jardins do centro histórico, embarque numa viagem pela história e pelo património bracarense.
15 a 24 setembro

Encontros de Imagem
O Festival Encontros  da Imagem celebra este ano a sua 30ª edição. Edifícios históricos, museus e galerias das Cidades do Quadrilátero Urbano e Porto são os palcos privilegiados da fotografia criativa e contemporânea, sem esquecer os autores mais clássicos.
15 setembro a 29 outubro
http://encontrosdaimagem.com/

Jazz  ao Largo
O Largo Dr. Martins Lima e o Theatro Gil Vicente acolhem a 2ª edição deste festival de jazz que celebra as últimas noites de verão em Barcelos.
13 a 17 setembro


Veja aqui os restaurantes onde poderá experimentar estes pratos regionais.​

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora