Audiolivros

Conta-me como foi…

Quem pensava que a evolução do livro tinha chegado ao fim, enganou-se. Agora vai poder comentar que acabou de ‘ouvir’ um livro. 

Ler com os ouvidos 

Cada vez mais o acto da leitura é feito individualmente e em silêncio e perde-se o gosto de ouvir. Mas se gosta que lhe contem histórias e não consegue quem lhe empreste a voz, o seu final feliz está nos audiolivros. Estes contam contos e têm a vantagem de não acrescentar pontos.

A História conta-nos que na Antiguidade a leitura era um acto sonoro e colectivo, porém, a invenção da imprensa, por parte de Gutenberg, veio remeter a leitura para o plano do privado e do silêncio.

O acto de ler passou a ser uma experiência individual, reflectindo-se ainda mais com a rápida expansão das novas tecnologias de Informação, em que proliferam novos modelos de suporte, como a Internet.

Para livros em português consulte o site acvl.pt onde poderá ouvir o Delfim de José Cardoso Pires, Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco e Contos Populares Portugueses de Adolfo Coelho. A editora Solutions by Heart, especializada em produção audiovisual e multimédia, também disponibiliza livros no formato de audiobook.

Se se entusiasmou com a ideia pode sempre descarregar da Internet ou mandar vir por correio versões em português com sotaque do Brasil ou em inglês, uma nova forma de melhorar o idioma. Lá fora já estão disponíveis no formato CD e MP3, sendo que os preços variam entre 17 e 35 euros.

Pode encomendar desde autores desconhecidos até ao mais recente best-seller ou mesmo o poema épico Os Lusíadas, de Luís de Camões. Acompanhe as suas “leituras” com o prazer de comer um Magnum Mini.

Ana Raposo 2011-05-13

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora