Arroz de cabidela

Delícias da Gastronomia Portuguesa.

O Lifecooler associa-se à iniciativa do prestigiado grupo Lágrimas – Hotels & Emotions que está a promover a eleição das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa. Saiba quais são e VOTE JÁ nos seus pratos favoritos. Esta semana apresentamos mais uma das iguarias candidatas.

Arroz de cabidela


Como curiosidade a palavra "cabidela" é de origem angolana e significa miúdos de aves. Antigamente a cabidela era feita com os miúdos e extremidades da galinha, mas actualmente é feita com outras aves, como pato, ganso, embora seja a galinha a mais utilizada. O sangue é guardado no momento do abate e misturado com um pouco de vinagre para que não coagule. Os temperos mais comuns incluem pimenta-do-reino, alho e cominho.

Receita

Ingredientes:

          1 Galinha

          0,5 dl Azeite

          3 Colheres de sopa Vinagre

          1 Cebola

          2 Dentes de Alho

          100 gr Toucinho

          1 Folha de Louro

          1 Malagueta

          1 Tigela de Arroz

          Sal

 

Confecção:

Aproveite o sangue da galinha deitando-o numa tigela com três colheres de sopa de vinagre para que não coalhe. Numa panela ponha a refogar no azeite a cebola e os alhos picados. Junte a galinha cortada aos bocados pequenos e os miúdos, o toucinho cortado, o louro e a malagueta cortada ao meio para que possam refogar. Após temperar com sal, deixe em lume brando. Cubra a carne com água quente, tape a panela e deixe cozer até a galinha ficar macia. Depois de cozida retire a galinha e rectifique a água para que fique na proporção de 3/1 para a cozedura do arroz. Assim que levantar fervura junte o arroz.

Cerca de quatro minutos antes de ficar pronto junte o sangue e misture-o bem. Adicione no fim a galinha e deixe apurar.



A opinião do Chef
Para o Chef Vítor Sobral o arroz de cabidela é um prato de família. A grande mais valia tem a ver com a qualidade da matéria-prima, o frango ou a galinha. O sabor avinagrado do prato enche a alma! De referir que o Chef Vítor Sobral venceu com um “Arroz de Cabidela de Frango”, o Concurso Mundial de Receitas de Arroz, organizado pela Academia Internacional de Gastronomia (AIG), em Castellon, Espanha.

2007-06-12

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora