Alcatra significa, em árabe, pedaço. E é precisamente com pedaços de carne de vaca (rabadilha, chambão, cachaço) que se confecciona este famoso prato açoriano e não com a parte da vaca chamada alcatra. É prato obrigatório da ementa das festas do Espírito Santo, mas come-se também durante o ano. O receituário é variado, sendo impossível dizer qual é “a receita”.
Ingredientes
2 kg de rabadilha e 1 kg de chambão com osso
5 cebolas
250 g de toucinho fumado
10 grãos de pimenta do reino
8 grãos de pimenta da Jamaica
1 a 2 folhas de louro
1 pau de canela
vinho branco ou de cheiro
1 colher de sopa de vinagre
manteiga ou banha e sal
Untar o alguidar com manteiga ou banha. No fundo, deitar uma camada de cebolas às rodelas, toucinho às lascas, carne aos bocados e temperar com pimentas (que pode substituir por cravinho) louro, canela e sal. Repetir a operação, fazendo camadas até se esgotarem os ingredientes. A última camada deve ser de cebolas. Cobrir tudo com vinho, uma chávena de água e vinagre e espalhar bocadinhos de manteiga por cima.
Levar a forno médio, durante 3 a 4 horas. Se necessário acrescentar um pouco de mistura de vinho e água. Virar a carne a meio da cozedura. Servir no próprio alguidar.