Açores

Um milagre da natureza

No meio do Atlântico, 1500 quilómetros a oeste do Continente, agrupam-se nove ilhas que encerram lendas e mistérios, grutas e vulcões, miradouros e lagoas, baleias e montanhas, fajãs e pastagens. São Miguel reúne, talvez, a maior diversidade de atrativos. De Ponta Delgada, tão antiga quanto moderna e dinâmica, parte-se à descoberta das lagoas (Sete Cidades, Fogo, Furnas), das piscinas naturais, das fábricas de chá e das deslumbrantes paisagens. Angra do Heroísmo é a joia da Terceira, com o seu centro histórico classificado pela Unesco. O Monte Brasil, o Algar do Carvão, as piscinas naturais dos Biscoitos e os impérios do Espírito Santo, integram o roteiro obrigatório. A Horta, com o seu charme de cidade portuária e atlântica, continua a atrair gente de todo o mundo ao Faial, a ilha azul. A montanha do Pico, paraíso dos caminhantes, as fajãs de São Jorge, ousado destino de surf, a praia de Santa Maria, a delicadeza da Graciosa, a paleta de cores das Flores e o isolamento do Corvo são tudo aquilo que o viajante espera e mais ainda. A ilha em frente, como escreveu Raul Brandão, é o que completa e torna (ainda) mais bela cada uma das delas.
 
Pratos Típicos
Do oceano às profundezas da terra, dos fresquíssimos peixes e mariscos à excelência da carne (sobretudo a de vaca, certificada), a mesa açoriana reflete a riqueza e variedade das suas paisagens. Para além de especificidades como o cozido das Furnas (S. Miguel) e a alcatra (Terceira), da lista de pratos emblemáticos do arquipélago fazem parte o afamado bife à regional, o polvo à moda dos Açores e os chicharros fritos com molho vilão. No capítulo marisqueiro, as lapas e as cracas constituem o que de mais típico se pode saborear. As festas têm os seus pratos próprios, como as sopas do Espírito Santo, representativas de uma das mais importantes festividades açorianas.

Em destaque
Bife à regional
É na qualidade e na excelência da carne bovina dos Açores que reside o sucesso desta especialidade oferecida pela generalidade os restaurantes da ilha de São Miguel: uma peça de carne do lombo ou da vazia, temperada com alho e pimenta da terra.
 
Polvo à moda dos Açores
Prato de referência na gastronomia açoriana, o polvo assado no forno era geralmente consumido em épocas festivas, sobretudo na ceia de Natal. Típico de S. Miguel, é uma espécie de guisado feito no forno que marca presença em muitas mesas da região.
 
Chicharros fritos com molho Vilão
Abundante nos mares açorianos, o chicharro (espécie de carapau pequeno) protagoniza uma afamada receita que recorre à fritura do peixe. É regado com molho vilão, um clássico das ilhas, muito usado para temperar diversos peixes.

Veja aqui os restaurantes onde poderá experimentar estes pratos regionais.
 
DOPs
Ananás e Maracujá dos Açores - S. Miguel DOP
Fruto da espécie Ananas comosus (L.) Merr., variedade Cayene, é cultivado em estufas clássicas, tradicionais de São Miguel, situadas sobretudo na costa sul, mais quente e soalheira. A colheita ocorre dois anos após a plantação. Apresenta um sabor agridoce e um aroma agradável. Trazido do Brasil pelos navegadores portugueses, a sua produção intensificou-se a partir no século XIX.
Área de produção: Ilha de São Miguel.

Meloa de Santa Maria - Açores IGP
Frutos Cucumis melo L. pertencentes ao grupo Cantalupenses. Apresenta forma redonda a oval, polpa de cor alaranjada e textura macia, aromática e com um sabor doce e sumarento quando madura. A cultura da meloa foi introduzida pelos colonizadores na ilha de Santa Maria por volta do século XVI e foi mantida ao longo dos tempos como uma cultura de «quintal».
Área de produção: ilha de Santa Maria.
 
Queijo São Jorge DOP
Obtido a partir de leite cru de vaca, é um queijo curado, de pasta dura ou semidura e cor amarelada. Tem sabor e aroma de cariz ligeiramente forte e picante. O início da produção situa-se em meados do século XV e foi incentivado pela comunidade flamenga.
Área de produção:  ilha de São Jorge.

Carne dos Açores IGP
Carne de bovinos criados ao ar livre nas pastagens açorianas. É uma carne tenra, suculenta e macia.
Área de produção: todas as ilhas do arquipélago.

EVENTOS
Sanjoaninas na Ilha Terceira
Festividade ligada à devoção de São João, ganhou, ao longo do tempo, grande significado no calendário de festividades do arquipélago. As celebrações prolongam-se durante vários dias, com diversos eventos que enchem as freguesias de animação, como sejam os cortejos, os espetáculos de teatro e de música, desfiles, danças, jogos e as típicos touradas à corda.

Veja aqui os restaurantes onde poderá experimentar estes pratos regionais.

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora