Este itinerário tem início e fim nas Caldas do Gerês e desenvolve-se quase todo na margem direita do rio Gerês, na encosta ocidental do mesmo vale. Apesar de algumas marcas deixadas pelos incêndios do Verão de 2010 é uma caminhada com vistas panorâmicas e que corresponde à Pequena Rota nº6 marcada pela Câmara Municipal de Terras do Bouro e chamada «Trilho dos Miradouros». Sobe bastante na parte inicial, até atingir o Miradouro da Boneca, começando a descer a partir daí, por vezes com troços de mau piso (atenção ao calçado que utiliza). A exigência física é, por consequência, alguma. A parte final, feita ao longo de uma vereda no bosque, é muito bonita. Como se depreende do nome, a passagem por sucessivos miradouros é um dos atractivos deste passeio.
Região: Minho
Como chegar: Pela EN 103 a partir de Braga, tomando a direcção Chaves/Gerês e cortando para as Caldas do Gerês no cruzamento das Cerdeirinhas (após atravessar as rotundas de acesso a Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho). Das Cerdeirinhas descer até às pontes de rio Caldo e tomar a direcção das Caldas do Gerês
Local de início: Entrada das Caldas do Gerês, junto ao posto de venda de artesanato
Local de fim: O mesmo
Época aconselhada: Todo o ano
Extensão: 10,7 km
Sinalização: Existente mas sofrível
Dificuldade: Média/alta (variação de altimetria de 500 m)
Carta 1/25.000 do IGOE: 43
Cartão Caixa Carbono Zero: o cartão que enCaixa Natureza. Saiba mais.
Aqui está um passeio para fazer com calma, num dia bonito, gozando a paisagem e gerindo o esforço, sobretudo no primeiro terço do itinerário. Se deixar o carro logo à entrada das Caldas do Gerês saiba que, para começar, terá de percorrer a rua principal da vila, o que o fará passar junto à farmácia, multibanco, supermercados, cafés e afins.
Junto à pérgola das termas vire à esquerda, passe o rio e começe a subir, seguindo as indicações do percurso pintadas a amarelo e vermelho, como habitualmente. O primeiro miradouro, ainda relativamente baixo e vizinho das Caldas, é o do Penedo da Freira, onde chega através de um trilho estreito que arranca da rua asfaltada.
Uma vereda conduz a uma estrada larga que começa a correr para sul e da qual, algumas centenas de metros depois, deverá derivar para a direita, começando a subir a encosta. O trilho irá desembocar na estreita estrada asfaltada que liga as Caldas a Campo do Gerês (entronque à esquerda).
Rui Nogueira 2010-11-03