2ª Parte - Casa das Penhas Douradas

A que sabe a serra?

O Burel já foi apresentado, contudo, a Casa das Penhas Douradas foi também berço de outro projecto de finais de 2009 denominado Penhas Douradas Food (PDF). Com consultoria do chefe Luis Baena, conta com os legítimos sabores da serra – pesto de urtigas, geleia de rosmaninho, de flor de sabugueiro e mel - disponíveis para prova no pequeno-almoço buffet. O “forno” destas delícias regionais é o Solar da Castanha, em Manteigas, reabilitado após nove meses de obras.

Para os que não têm disponibilidade para provar in loco todas estes paladares, abriu no Chiado, em Lisboa (na Rua Nova do Almada, nº 3), uma Penhas Douradas Food and Factory.  

É também da responsabilidade de Baena a consultoria das refeições servidas na casa. Um almoço ou um jantar aqui varia todos os dias e é completo.

O jantar inicia-se com uma flute de champanhe ou um cocktail e um amuse bouche e compõe-se de um menu de quatro pratos (entrada, creme, prato principal e acompanhamentos), um buffet de doces, frutas variadas e tábua de queijos. As bebidas também estão incluídas - vinho reserva, café e licores de ervas da serra. Tudo pelo valor de 30€ por pessoa.

O que pode ser servido? Cappuccino de feijoca com tian de morcela, Burras de vitela confitadas acompanhadas legumes gratinados e chutneys PDF, são exemplos. Crianças, vegetarianos e pessoas em dieta não foram esquecidos.

Os cestos de piquenique permitem variar e são a solução para refeições mais leves. Junte o útil ao agradável e aproveite a disponibilidade da Casa das Penhas Douradas no que aos passeios pedestres diz respeito. Combinado previamente, alguém vai buscá-lo ao ponto combinado com um cesto recheado de coisas boas.

Se ficar pela Casa das Penhas Douradas saiba que tem licores, chá, café (máquina Nespresso), águas gourmet a toda a hora nas diversas zonas comuns. O bolo fresco e caseiro à disposição na sala de refeições adoça os finais de tarde. Atenções próprias de quem recebe um convidado e não um hóspede.

Um segredo bem guardado: o spa

Da piscina interior aquecida pode nadar sem perder de vista a Natureza pura da serra. A sauna era já uma mais-valia mas nesta segunda fase da vida da Casa das Penhas Douradas, o spa veio ajudar a conferir uma aura especial.

Paula Oliveira Silva 2011-01-26

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora