18º Mercado à Moda Antiga – Oliveira de Azeméis

Uma feira que atravessa quatro séculos

Oliveira de Azeméis vai voltar ao final do século XIX no fim de semana de 17 e 18 de maio. Cerca de 1750 figurantes vestidos a rigor vão recriar no centro histórico da cidade o mercado que se realizava há mais de 100 anos na então chamada “Praça dos Vales”.

Destaque ainda para um novo espaço com uma versão de Mercado Quinhentista para assinalar os 500 anos do Foral de Figueiredo e Bemposta”, que se comemora este ano.

Bombos, comes e bebes

A organização informa que, entre outras iniciativas, a animação itinerante - ranchos, bandas de música, arruadas, cantigas populares (viras, modas, rusgas) - vai percorrer todos os espaços do evento.

Cerca de 15 ofícios estão representados, entre os quais o tamanqueiro, o barbeiro, o oleiro, a leiteira, a galinheira, o chapeleiro, a fritadeira de peixe, o tecelão e a padeira do famoso Pão de Ul, entre outros.

O programa inclui ainda comes e bebes tradicionais e um espaço para as crianças. Os jogos tradicionais juntarão avós e netos no jogo do pião, do lencinho, da vara ou do fito.

Criado em 1997, o Mercado à Moda Antiga é organizado pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, e tem como parceiro a FAMOA - Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis.

2014-05-14

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora