10 Anos Casa da Música

Uma casa que respira cultura

Um dos locais que mais cultura oferece ao Porto está de parabéns este fim de semana. Uma década de cultura, mas também de consagração e prestígio. Para a casa e para a cidade que a acolheu. Como não poderia deixar de ser, esta celebração será feita com quem mais contribuiu para o seu êxito ao longo de todos estes anos: o seu público.

Com o mote “Venham mais Dez”, de 9 a 12 de abril, os visitantes terão a oportunidade de entrar gratuitamente na Casa da Música para assistir a ensaios de concertos, participar em workshops ou realizar visitas guiadas ao edifício. Uma forma desta casa se aproximar do seu público e lhe agradecer pessoalmente ao principal protagonista do seu sucesso.


Como se faz uma Casa da Música?

Quando assistimos um espetáculo paramos, por vezes, para pensar como serão os bastidores, o que se faz no dia-a-dia de um ensaio, como é que se organiza um concerto para que tudo resulte na perfeição? É precisamente por aí que a organização quer começar. Juntando-se aos festejos dos 10 anos, serão 10 projetos a proporcionar 10 experiências totalmente diferentes aos espectadores. De entrada livre, entre as 10h e as 20h30, poderá assistir, por exemplo, ao ensaio aberto da Orquestra Sinfónica (dias 9 e 10, às 11h40), do Ali Babá e as 40 Canções (dia 9, às 16h30) ou à performance dos alunos do Conservatório de Música do Porto (dias 9 e 10 às 10h30 e às 12h).

Outra forma da Casa da Música mostrar um pouco mais do seu percurso será, por exemplo, com a exposição dos 10 Postais Musicais na Sala Roxa. Obras de aproximadamente 10 segundos foram concebidas por 10 compositores de renome mundial que fazem parte da história cultural desta casa e que foram convidados a idealizá-las. O pianista Jonathan Ayerst transformou-as em 10 pequenos filmes musicados para serem agora apreciados.

Por todo o edifício vai ser possível encontrar vestígios de uma década de cultura. É o caso das imagens e sons das treze óperas produzidas pela Casa da Música – ou que resultaram de parcerias com outras entidades ao longo desta década – e que poderão ser admiradas na sala Cibermúsica.
 

As surpresas vão para o público

A Orquestra Sinfónica do Porto e o Coro da Casa da Música juntam-se também no dia 10, a partir das 21h, para A Consagração da Casa. Uma grandiosa peça de Beethoven que culminará com uma surpresa: uma obra coral sinfónica com quatro solistas. Para saber mais, só assistindo ao concerto que se vai realizar na Sala Suggia, com um custo de entrada de 25€.

Muitos mais eventos se realizarão por estes dias, mas para os conhecer a todos terá que aceder à programação em www.casadamusica.com/pt. Passe pela Casa da Música e observe pelos corredores os sinais dos anos que passaram mas que parecem querer permanecer como uma memória e uma herança, servindo de testemunha para os muitos anos que esta casa promete durar e que tanto orgulho provoca nos portuenses.

Ana Marta Monte

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora