Uma casa que respira cultura
Um dos locais que mais cultura oferece ao Porto está de parabéns este fim de semana. Uma década de cultura, mas também de consagração e prestígio. Para a casa e para a cidade que a acolheu. Como não poderia deixar de ser, esta celebração será feita com quem mais contribuiu para o seu êxito ao longo de todos estes anos: o seu público.
Com o mote “Venham mais Dez”, de 9 a 12 de abril, os visitantes terão a oportunidade de entrar gratuitamente na Casa da Música para assistir a ensaios de concertos, participar em workshops ou realizar visitas guiadas ao edifício. Uma forma desta casa se aproximar do seu público e lhe agradecer pessoalmente ao principal protagonista do seu sucesso.
Como se faz uma Casa da Música?
Quando assistimos um espetáculo paramos, por vezes, para pensar como serão os bastidores, o que se faz no dia-a-dia de um ensaio, como é que se organiza um concerto para que tudo resulte na perfeição? É precisamente por aí que a organização quer começar. Juntando-se aos festejos dos 10 anos, serão 10 projetos a proporcionar 10 experiências totalmente diferentes aos espectadores. De entrada livre, entre as 10h e as 20h30, poderá assistir, por exemplo, ao ensaio aberto da Orquestra Sinfónica (dias 9 e 10, às 11h40), do Ali Babá e as 40 Canções (dia 9, às 16h30) ou à performance dos alunos do Conservatório de Música do Porto (dias 9 e 10 às 10h30 e às 12h).
Outra forma da Casa da Música mostrar um pouco mais do seu percurso será, por exemplo, com a exposição dos 10 Postais Musicais na Sala Roxa. Obras de aproximadamente 10 segundos foram concebidas por 10 compositores de renome mundial que fazem parte da história cultural desta casa e que foram convidados a idealizá-las. O pianista Jonathan Ayerst transformou-as em 10 pequenos filmes musicados para serem agora apreciados.
Por todo o edifício vai ser possível encontrar vestígios de uma década de cultura. É o caso das imagens e sons das treze óperas produzidas pela Casa da Música – ou que resultaram de parcerias com outras entidades ao longo desta década – e que poderão ser admiradas na sala Cibermúsica.
As surpresas vão para o público
A Orquestra Sinfónica do Porto e o Coro da Casa da Música juntam-se também no dia 10, a partir das 21h, para A Consagração da Casa. Uma grandiosa peça de Beethoven que culminará com uma surpresa: uma obra coral sinfónica com quatro solistas. Para saber mais, só assistindo ao concerto que se vai realizar na Sala Suggia, com um custo de entrada de 25€.
Muitos mais eventos se realizarão por estes dias, mas para os conhecer a todos terá que aceder à programação em www.casadamusica.com/pt. Passe pela Casa da Música e observe pelos corredores os sinais dos anos que passaram mas que parecem querer permanecer como uma memória e uma herança, servindo de testemunha para os muitos anos que esta casa promete durar e que tanto orgulho provoca nos portuenses.
Ana Marta Monte