Em terra de ouriços, prova-se o dito
Ao olhar para a carapaça espinhosa que o envolve, é difícil de imaginar que este bicho se come e que faz parte do cardápio da alta gastronomia mundial (chegam a custar 70€/Kg). Depois de provar, rapidamente se percebe o porquê: tem um intenso e agradável sabor a mar. E vai ser homenageado na Ericeira.
Reza a lenda que o nome Ericeira provém de Ouriceira, pelos imensos ouriços do mar que surgiam nas praias da vila. Desta feita, seria de estranhar não existir um evento alusivo a este bicho que parece ser um pouco ignorado em Portugal mas que é considerado um verdadeiro pitéu no resto do mundo. Justiça seja feita, nos dias 11 e 12 de abril, vai realizar-se o primeiro Festival Internacional do Ouriço do Mar na Ericeira, organizado pela Câmara Municipal de Mafra.
Com entrada livre, o evento arranca da melhor forma com um showcooking de chefes nacionais e internacionais que vão demonstrar como se cozinha esta iguaria. O chefe executivo Carlos Collado, da escola Le Cordon Bleu (Madrid), Alexis Gregório (Adega Machado e Café Luso, em Lisboa), António Alexandre (Lisboa Marriott Hotel) ou Luís Miguel Rodrigues (Restaurante Bastardo, no International Design Hotel) são alguns dos chefes convidados. A decorrer no Hotel Vila Galé da Ericeira, a partir das 15h, descubra a imensidão de receitas que se poderão fazer com um ouriço do mar.
Sob o conceito “Ouriços à Mesa”, entre 6 e 12 de abril, os restaurantes aderentes vão também introduzir no seu cardápio, como ingrediente principal, este equinoderme (tal como o são as estrelas-do-mar). Se entrar, por exemplo, na Marisqueira Dom Carlos, ser-lhe-ão aconselhados ouriços na brasa com vinagrete de citrinos. Já na Esplanada das Furnas, o petisco vem ao natural, tal como se comem as vieiras. O mesmo lhe será oferecido na Parreirinha que também o convidará a provar umas pataniscas de ouriço. Mas se preferir dirigir-se à Ti Matilde, que tal experimentar uma açorda de ouriço? Curioso é também o que o Restaurante Sul irá confecionar: de entrada, um borbulho do mar (entrada à base de navalheira, ouriço e percebes) e, espante-se com a sobremesa: um leite-creme de ouriço!
O festival chega também a Lisboa
A convite da organização, a capital também será palco de alguns eventos do festival. Os restaurantes Citrus, Volver e Delícias de Goa aceitaram o desafio e vão incluir nos seus menus pratos confecionados à base deste marisco.
Entre 8 de abril e 4 de maio, no Citrus (Lisboa Marriott Hotel) prove um carpaccio de robalo marinado com gónadas de ouriço do mar da Ericeira. Já o chefe Chakall vai confecionar no seu restaurante, o Volver, uma panacotta de coral de vieira com ovas de chouriço do mar e algas. Poderá saboreá-la entre 6 e 11 de abril. Por fim, no dia 10 de abril, dê um salto ao Delícias de Goa e saboreie um caril de ouriço do mar. Mas atenção, este último necessita de reserva antecipada.
Para os mais curiosos…
No auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva vão acontecer, ainda inseridas no 1º Festival Internacional de Ouriços do Mar, as Jornadas Técnicas sobre o Ouriço do Mar onde especialistas, biólogos e investigadores irão apresentar alguns estudos científicos sobre stocks, povoamento e desenvolvimento do produto na costa da Ericeira. Esta iniciativa terá lugar entre as 9h30 e as 13h de dia 11 de abril.
Nós por cá já fizemos a nossa missão, abrir-lhe o apetite. Resta-lhe agora escolher o prato que quer provar e rumar à Ericeira este fim de semana.
Ana Marta Monte