O Santuário foi inaugurado a 19 de Maio de 1959. O episcopado prometeu erguer este monumento caso Portugal fosse poupado À II guerra Mundial. Como tal é considerado um Monumento da Paz. A imagem de Cristo-Rei, voltada para Lisboa, ostenta o Coração à flor do peito, num gesto demonstrativo do modo como Jesus deseja conquistar, pelo Amor, toda a Humanidade. O monumento está a 115 metros acima do nível do mar e oferece uma das mais bonitas vistas sobre a cidade de Lisboa, e é da autoria dos arquitectos António Lino e Francisco de Mello e Castro e dos mestres-escultores Francisco Franco e Leopoldo de Almeida.
Actividades religiosas: Missa Festas, Romarias Procissões
Elementos Artísticos: Imagem de Nossa Senhora de Fátima no interior da capela, da autoria do mestre Leopoldo de Almeida.
Observações: O bilhete do elevador para subir ao terraço do monumento tem o custo de 4,00 € (até 30 de Junho) e de 5,00 € (entre 1 de Julho e 14 de Outubro). O acesso ao parque de estacionamento, parques de merendas, capela principal, salas de exposições e miradouro nos terrenos virado a Lisboa e à foz do rio é gratuito.
Significado religioso: Mensagem do Papa João XXIII: "... o Monumento quer atestar o Amor, o Reconhecimento, de toda a Nação a Cristo-Rei, ao mesmo tempo que é [...] um Voto Solene pela Pátria e pela Igreja [...] quando Portugal corria o risco de correr para a guerra"
Serviços: Instalações sanitárias, Venda de artigos religiosos
Seja o primeiro a avaliar