Considerado um dos melhores vinhos do mundo, o Vinho do Porto é produzido na região do Douro, a primeira região demarcada do mundo, criada pelo Marquês de Pombal em 1756.
As belas quintas dispostas ao longo do rio, que hoje são uma das imagens fortes da região, começaram a surgir no séc. XVII, em virtude da crescente expansão do Vinho do Porto, então como hoje muito apreciado em Inglaterra.
Esta rota abrange também a Região Demarcada do Douro em que se produzem vinhos de mesa de grande qualidade. Caracterizada por uma extraordinária beleza paisagística, dominada pelos vinhedos e socalcos recortados nas encostas, esta região, declarada pela UNESCO Património da Humanidade, é o espelho da conjugação harmoniosa entre a paisagem e a intervenção do homem.
De automóvel, comboio ou barco, a Rota do Vinho do Porto oferece perspectivas únicas nos três percursos que propõe. "Pelo Baixo Corgo" é um trajecto onde o verde impera e que leva a conhecer algumas das quintas mais famosas da região, assim como localidades de interesse turístico como Mesão Frio, Peso da Régua e Vila Real. "No Cima Corgo", percurso onde o xisto interrompe pontualmente o verde da paisagem, pode apreciar-se aquela que é considerada a mais impressionante vista sobre o Douro, no miradouro de São Salvador do Mundo. No percurso "À Descoberta do Douro Superior", a vinha é menos frequente mas deparamo-nos com outro espectáculo não menos arrebatador que é o das amendoeiras em flor, no início da Primavera. É aqui também que se encontram as gravuras rupestres do Parque Arqueológico do Vale do Côa.