Na Ribeira da Azenha, em Porto Covo, com a Serra do Cercal por perto e o verde a dominar a paisagem, as Três Marias é uma casa de campo, onde a tranquilidade é o fundamental. Aqui, a cor que impera é o branco: nas paredes caiadas, na roupa de cama e até nos pequenos apontamentos decorativos. Foi reinaugurada em Julho de 2007, após obras de melhoramento, que incluíram um alargamento do número de quartos disponibilizados ao hóspede, agora oito. O estilo do espaço é marcado pelo jardim que envolve a casa. Do alpendre desta, onde se fazem as refeições, avista-se o campo de alfazemas que anuncia a chegada a este local.
Localização: CampoA costa em estado selvagem, o aroma das searas que se estendem por quilómetros, a planície alentejana. Se acha que estes são poucos motivos para visitar Vila Nova de Milfontes nesta altura, nós damos-lhe mais um: o Três Marias.
Tudo começou com uma avestruz. Bem, várias. Quando o proprietário, Balthasar Trueb, comprou o espaço, há cerca de 15 anos, fê-lo para ter uma quinta de criação destas aves. Entretanto, o Três Marias foi também restaurante. Hoje, dessa época, restam apenas uma avestruz, alguns ovos e o gosto pela cozinha. Reinaugurado em Julho de 2007, este turismo rural aposta no minimalismo para proporcionar aos hóspedes aquilo que eles vêm buscar ao Alentejo: paz e sossego ou numa palavra: férias.
Balthasar que o diga, que desde miúdo que a família o habituou a visitar Vila Nova de Milfontes para esse efeito.
Dolce fare niente
Desconte os objectos puramente decorativos e em excesso, a televisão, os aparelhos musicais e as mordomias tecnológicas a que está habituado e substitua-os por uma rede de descanso à sombra num dia de calor, um pequeno-almoço gourmet servido num alpendre com vista para o campo e uma caminhada de cerca de meia hora até à praia mais próxima que, por acaso, até é selvagem... Eis o que significa uma estadia no Três Marias.
Até o espaço lounge da casa é ao ar livre. Os bancos são fardos de palha devidamente cobertos, há pequenas mesas de apoio espalhadas pelo espaço e a cobrir toda esta zona, uma lona. Não vá dar-se o caso de chover…
Nas noites mas frescas, acende-se a fogueira. O proprietário até podia ter feito o mesmo espaço dentro de quatro paredes, mas vir para o campo sem beneficiar do ar fresco seria, diga-se, uma tolice.