Tembo Bed e Breakfast

Tembo, que significa elefante, é um símbolo que tanto representa África como a Índia, paragens distantes por onde andaram os proprietários deste turismo no espaço rural e que tomaram, curiosamente, o lugar de um primitivo monte alentejano. Cinco espaços, todos diferentes, constituem este complexo. Se o loft, casa independente, tem um design contemporâneo, no quarto Bali, o exotismo é a imagem de marca. Já o quarto colonial tem como atracção uma antiga lareira transformada em duche... Um conjunto de salas e a cozinha equipada está à disposição dos hóspedes. Se escolheu a suite, suba pela escada entre as pedras para usufruir do terraço privativo. Na casa de banho de proporções generosas vai encontrar o jacuzzi. Provavelmente, a surpresa maior ainda está para vir. Sabia que pode ficar numa "cabana" com capacidade para quatro pessoas e com espaço para refeições, cozinha e barbecue? O exotismo prolonga-se na banheira e no duche ao ar livre. Esta casa tem ainda piscina privativa. Não há vida como a do campo.

Localização: Campo
Nº de quartos: 6
Nº de suites: 1
Observações: Telm. 966883842
Período de funcionamento: Todo o ano.
Preço Época Alta: 200.00
Preço Época Baixa: 200.00
Categoria: Turismo de Habitação
Serviços / Equipamentos: Animais admitidos, Jardim, Kitchenette, Música ou rádio nos quartos, Parque de estacionamento, Piscina exterior, Refeições, Aquecimento, Piscina biológica
Morada: Vimieiro
Código Postal: 7040 614 VIMIEIRO ARL
Tel: 966883842
E-mail: info@tembo-alentejo.com
Site: www.tembo-alentejo.com
Distrito: Évora
Concelho: Arraiolos
Freguesia: Vimieiro

Tembo Bed & Breakfast – Vimieiro


Into Africa.


Ana Ferreira

Parece impossível encontrar um bocadinho de África em pleno Alentejo, mas não é. Tomando a direcção do Vimieiro, segue-se a estrada para Pavia, uma imensa recta onde deverá ter em atenção a chegada do km 88, pois passados quinhentos metros vai virar à esquerda no primeiro sinal.

A lembrar África, uma tabuleta de madeira tem inscrito "Barrocal". Vai seguir um caminho de terra com a presença de coelhos saltitantes a fugirem da aproximação do carro. Chega o segundo sinal, a indicação "Tembo". E aqui começa a incursão africana.

Pedras irregulares limitam o caminho ainda em terra entre oliveiras. Construção baixa em tons de terra como se fora o prolongamento da paisagem natural, é o sinal que chegou ao Tembo.

À volta, um horizonte a perder de vista de olival povoado de misteriosas pedras de granito, algumas delas de tamanho inusitado. Respira-se calma e paira no ar uma sensação de mistério ligado à estranheza da paisagem.

Tembo -Bed and Breakfast – o complexo

A primeira casa com que se depara à chegada, o Loft, é um dos cinco espaços que constituem este complexo, todos diferentes e com um toque especial. O Loft é uma casa completamente independente com design contemporâneo em espaço aberto e detalhes requintados.

Curioso é o jogo da luminosidade conseguido pelas janelas rasgadas de forma fora do comum. A parte da frente em madeira e vidro abre totalmente sobre um terraço privativo rodeado de plantas onde as cadeiras confortáveis convidam a apreciar a paisagem. Dentro, impressiona a banheira e o sistema de chuveiros de cobre na laje preta e branca que contrasta na perfeição com o tom quente da madeira do chão.

Sempre seguindo as pedras irregulares que marcam os caminhos, encontra, chamemos-lhe assim, o bloco principal onde a influência africana tomou curiosamente o lugar de um primitivo monte alentejano.

À volta, o aroma das muitas plantas aromáticas perfuma o ar. No vasto terraço, espreguiçadeiras, uma mesa com o detalhe de mapas antigos a lembrar o gosto pelas viagens. Pelas paredes uma série de pormenores que dá gosto descobrir. Dentro, um conjunto de salas, uma delas maior e com enorme lareira.

É nesta sala que são servidos os pequenos-almoços e onde está a cozinha, bem equipada, à disposição dos hóspedes. Já agora, refira-se o pequeno-almoço composto à alemã, por influência da proprietária Tina, germânica de origem, há muitos anos em Portugal. É ela a responsável pela bonita disposição das múltiplas frutas e do prato de resistência dos queijos e carnes frias variados, assim como o pão. Compotas e sumos naturais, café, leite, no conjunto, uma refeição de força.

2006-09-13
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora